Vila Nova de Cerveira transforma-se em “Vila Olímpica”

Com as Olimpíadas Seniores ‘Olympics4All’

Vila Nova de Cerveira | De 7 a 9 de setembro, Vila Nova de Cerveira acolhe as Olimpíadas Seniores ‘Olympics4All’. Com o objetivo de promoverem a prática desportiva junto da população sénior, estes encontros anuais reforçam o intercâmbio social e cultural entre os cerca de 300 participantes dos 10 municípios alto-minhotos.

Cada concelho participante apresenta-se com uma equipa, previamente preparada graças à implementação de um programa de treinos semanais, que leva os atletas seniores a praticar várias modalidades que constam do regulamento do grande evento, desde Atletismo, Voleibol, Basquetebol, Natação e Futebol, além de jogos tradicionais como Boccia, Petanca, Malha e Corda.

Durante o evento ‘Olympics4all’, as delegações ficam hospedadas na ‘Vila Olímpica’ (município que acolhe o evento) ao longo dos três dias de competição. A cerimónia oficial de abertura está agendada para as 10h00, do dia 7 de setembro, no Auditório Municipal. Pelas 11h15 iniciam-se as competições de Futebol, Basquetebol e Voleibol, no Pavilhão Desportivo e da parte da tarde, pelas 15h00, começam as competições de Jogos Tradicionais (Boccia, Petanca, Malha e Corda), no Parque do Castelinho.

O dia 8 arranca com as competições atletismo, no Centro Municipal de Atletismo, às 8h30, seguindo-se às 10h10, competições de Futebol, Basquetebol e Voleibol, no Parque do Castelinho e no Pavilhão Desportivo. A partir das 15h00, o Parque do Castelinho continua a ser palco das competições de Jogos Tradicionais. Nas noites de quarta e quinta-feira, entre as 21h00 e as 23h00, o Terreiro vai encher-se de animação.

Já no último dia, 9 de setembro, vão realizar-se nas Piscinas Municipais, às 8h30, as competições de natação. A partir das 10h10 e a estender-se pela tarde, o Parque do Castelinho e o Pavilhão Desportivo vão acolher as competições finais das diferentes modalidades e dos jogos tradicionais.

O jantar de gala que se realiza no último dia serve para anunciar a equipa vencedora, bem como o concelho do Alto Minho que vai acolher a edição do ano seguinte.

Financiado pelo programa europeu Erasmus + Sport, o projeto Olympics4All, através do qual foram promovidas as primeiras Olimpíadas do Desporto Sénior em Vila Nova de Cerveira, foi o pontapé de saída de um projeto internacional que procurou aprofundar os fatores que motivam os idosos a praticar desporto – o projeto In Common Sports.

Em 2021, com o nome In Common Sports + Fit, Food and Fun for Elderly!, o projeto passa a contar com a participação do Instituto Público de Desportos esloveno e com a integração de uma nova linha de análise focada na nutrição. Alargado e replicado em seis países parceiros de uma nova candidatura IN COMMON SPORTS+ (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária), conta com mais de 450 atletas a participarem em treinos semanais.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos