“A inclusao faz-se com todos”

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebrouse en Monçao

Monçao | O Agrupamento de Escolas de Monção, com o apoio da Câmara Municipal de Monção, assinalou hoje o Dia internacional da Pessoa com Deficiência, promovendo várias atividades na Praça Deu-la-Deu Martins e nos estabelecimentos de ensino do concelho. Contando com a participação da APPACDM, o ponto comum foi uma caminhada e um abraço solidário.

Os alunos da Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, Escola Básica Deu-la-Deu Martins e Escola Secundária de Monção concentraram-se no centro da vila. Fizeram a caminhada a pé e, por volta das 11h00, juntaram-se num abraço solidário na Praça Deu-la-Deu Martins. Posteriormente, realizou-se um espetáculo de dança e música a cargo da “Dinamikorpus Gym”.

Presente no local, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, referiu que a comemoração simbólica desta data teve como finalidade consciencializar e sensibilizar a população monçanense para a questão da inclusão e mobilidade.

António Barbosa referiu que “o mais importante é estarmos atentos e partilharmos este caminho com as instituições locais e sociedade civil“, reforçando que “a inclusão faz-se com todos” e congratulando-se com “a participação ativa da escola na minimização desta temática”.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi igualmente comemorado no Jardim de Infância de Cortes, Escola Básica da Estrada, em Mazedo, na Escola Básica de Pias e Escola Integrada de Tangil. Os alunos envolveram-se num abraço solidário, seguindo-se leitura de mensagens e poemas.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objectivo de consciencializar a população mundial para a relevância desta temática e para a necessidade de eliminação progressiva de barreiras arquitectónicas, facilitando a circulação às pessoas com mobilidade reduzida.

Outros artigos