X Jornadas do Mel visam reflexão urgente sobre sustentabilidade futura

Vila Nova de Cerveira | É com um vasto e prestigiado leque de entidades público-privadas, de várias áreas de intervenção, que a Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL), com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, assinala os 10 anos da Feira do Mel Alto Minho. A realização das X Jornadas do Mel, que conjugam reflexão e confraternização, está agendada para o próximo sábado, no Auditório do Centro de Apoio às Empresas.

Ao longo de uma década, um grupo de apicultores, desorganizado e inativo, conseguiu coordenar-se e envolver académicos e fiscalizadores na concretização de trabalhos em conjunto, projetando a realidade apícola no mundo global em que todos assumem responsabilidades ao nível da sustentabilidade e visão futura.

Em 10 anos de realização da Feira do Mel do Alto Minho, há trabalhos publicados, medidas alcançadas, parcerias nacionais e internacionais concretizadas, para além da integração deste evento numa das feiras nacionais de grande relevo e com projeção a nível internacional. Agora, “e mais do que nunca, é tempo de refletir em grupo a continuidade deste esforço no atual mercado global”. “Algumas batalhas foram vencidas, mas falta o principal que se prende com o rumo que verdadeiramente se pretende dar numa instituição de futuro: Coletivo ou individual? Que caminhos traçar e o que romper com o passado Como dar sustentabilidade?”, avança o presidente da APIMIL, Alberto Dias.

Para o presidente do Município de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, este evento é já uma referência, essencialmente pela afirmação de um espaço de debate sério em torno de uma área com muito potencial que deve ser valorizada.

Com uma grande vertente comemorativa, as X Jornadas do Mel conseguem juntar, no mesmo espaço e em torno da apicultura, entidades público-privadas de diversos setores, desde o ensino, o empresarial, o económico-financeiro, o político e, obviamente, o agrícola, nomeadamente referência para a presença do Presidente da CCDR-Norte, Professor Doutor Fernando Freire, do Presidente da Comissão de Agricultura e Mar, Eng.º Joaquim Barreto, e de alguns eurodeputados.

Os trabalhos desenvolvem-se ao longo do dia, distribuídos por três mesas temáticas dedicadas aos “Incentivos ao Desenvolvimento Agrícola”, à “Alimentação/Sanidade” e à Apicultura que Caminho a seguir no âmbito Económico”.

A X edição das Jornadas do Mel Alto Minho decorre, este sábado, 28 de outubro, entre as 09h30 e as 18h00, no Auditório do Centro de Apoio às Empresas.

Outros artigos