Eurocidade Monção-Salvaterra disponibiliza os serviços do gabinete de informação sobre emprego da UE

Constitui uma mais-valia para quem investe e trabalha nesta zona de fronteira, garantindo acesso a um conjunto de informações fundamentais para um pleno exercício da atividade profissional e para a procura de emprego

Eurocidade

Salvaterra/Monçao | A Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño, cuja sede está localizada no lugar da Lodeira, em Monção, iniciou, no 19 de junho, a colaboração com o serviço Eures Transfronteiriço Norte de Portugal – Galicia, organismo criado em 1998 com o objetivo de transmitir informação específica relacionada com a mobilidade de trabalhadores e empresários entre as duas regiões.

Esta decisão, saída de uma reunião de trabalho entre os representantes da Eurocidade Monção – Salvaterra de Miño e a Coordenadora do Eures Transfronteiriço Norte de Portugal – Galicia, Teresa González Ventin, realizada recentemente, constitui uma mais-valia para quem investe e trabalha nesta zona de fronteira, garantindo acesso a um conjunto de informações fundamentais para um pleno exercício da atividade profissional.
Entre estas, destacam-se as ofertas de emprego existentes na Euroregião, informação sobre legislação dos dois países em matéria laboral, fiscal e social aplicada à mobilidade transfronteiriça, oportunidades de formação profissional em ambas as regiões e os procedimentos legais subjacentes à contratação laboral.

Presentes na reunião, tanto o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto de Oliveira Domingues, como o Alcalde de Salvaterra de Miño, Arturo Grandal Vaqueiro, consideram aquele serviço como essencial no relacionamento laboral e formativo das duas regiões, acreditando que a sua aplicabilidade terá um papel importante junto dos empregados e empregadores.

A informação solicitada será disponibilizada pelas duas técnicas afetas ao organismo que tem em mãos o estabelecimento de diversas parcerias, através de protocolos de colaboração, com instituições e associações de ambas as regiões, visando assegurar maior flexibilidade, procura e eficácia deste serviço virado para as pessoas.

Refira-se que o Eures é uma rede criada pela Comissão Europeia, constituída por representantes em todos e cada um dos estados membro, com o propósito de prestar serviços de informação aos trabalhadores e empresários sobre o mercado de trabalho no Espaço Económico Europeu.

Dentro da rede Eures, encontra-se o serviço Eures Transfronteiriço, cujo objetivo consiste em dar resposta às necessidades de informação ligadas à mobilidade laboral e empresarial em zonas de fronteira. Um desses Eures Transfronteiriço recebeu o nome de Norte de Portugal – Galicia, intervindo nesta Euroregião desde 1998.

Horário Atendimento ao público

Período da manhã – segunda a sexta-feira – 09h00 às 13h00
Período da tarde – quinta-feira – 15h00 às 17h00

Outros artigos