Candidatura para instalação de 2460 luminárias led num investimento de 686 mil euros

Monção | Reunido no passado dia 29 de outubro, em Ceivães, o Executivo Municipal de Monção aprovou, por unanimidade, o projeto elétrico para apresentação de candidatura ao Norte 2020 no âmbito da eficiência energética nas infraestruturas públicas da administração local.

O projeto, regido pelas recomendações do aviso de candidatura e pelos regulamentos e normas em vigor, será candidatado a breve prazo, implicando um investimento global de 686.118,60 €, imposto incluído, sendo apoiado em 95 por cento.

Futuramente, com o novo sistema em funcionamento, o valor do investimento será reembolsável pelo município em prestações mensais, equivalentes a 70 por cento da poupança gerada.

O presente investimento resultará na substituição de 2460 luminárias incandescentes (lâmpadas de mercúrio e vapor sódio) por luminárias LED de 37 W (1780), 66 W (82), 99 W (385), globos (140), projetores (41) e projetores de pavimento (32).

A intervenção decorrerá na zona urbana de Monção e nas freguesias de Riba de Mouro, Tangil, Longos Vales, Ceivães, Segude, Valadares, Barbeita, Troviscoso e Bela, contribuindo para que as lâmpadas incandescentes, com produção proibida na Europa desde setembro de 2012, possam ser substituídas por um sistema mais fiável e económico.

Refira-se que o Município de Monção tem vindo, de forma progressiva, a substituir as lâmpadas incandescentes por luminárias LED. Em candidaturas anteriores, com valores bastante mais reduzidos, decorreram intervenções nas principais entradas da vila, estruturas escolares, equipamentos desportivos e áreas habitacionais.

“Além de proporcionar uma energia mais limpa, a tecnologia LED garante maior durabilidade das luminárias e menor consumo de eletricidade pública com consequente poupança para os cofres da autarquia” António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção.

Outros artigos