Câmara Municipal celebrou protocolo de colaboração com a UTAD

Arcos de Valdevez | Foi no âmbito da celebração dos seus 30 anos que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) procedeu à assinatura de protocolos com 30 municípios da região Norte, entre os quais se conta Arcos de Valdevez.

NEA - Arcos de Valdevez celebrou protocolo de colaborao com a UTAD

A cerimónia pretendeu dar a conhecer a importância do trabalho que tem vindo a ser dinamizado entre a UTAD e as autarquias em múltiplos projetos de desenvolvimento ligados à investigação, à inovação, ao empreendedorismo e à transferência de conhecimento e tecnologia para a comunidade e empresas.
Este protocolo abrange áreas temáticas muito diversas onde a UTAD tem desenvolvido competências, nomeadamente na agricultura, produção animal e floresta e o agroalimentar; desenvolvimento regional, baseado no turismo, inovação tecnológica e social.

De salientar que a UTAD participa no Programa EMER Empreendedorismo em Meio Rural, o qual tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia expedita de promover e facilitar o empreendedorismo em meio rural, criando dinâmicas de trabalho conjunto, criação de emprego e fixação da população. Pretende dinamizar um setor e uma atividade para a qual o Alto Minho tem grande potencial, em função dos seus enormes e inimitáveis recursos endógenos, os produtos agrícolas e géneros alimentícios tradicionais, sendo o objetivo final a promoção do emprego de jovens e o aumento da competitividade e coesão social.

A presidir o evento esteve o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Outros artigos