Assim nasce Monção | 12 de março de 2021

761º aniversário do concelho

Monção | No próximo dia 12 de março celebra-se 761º aniversário do concelho de Monção.

A celebração do feriado municipal de Monção, data da atribuição da carta de foral ao Município, pelo Rei D. Afonso III, em 1261, representa a afirmação da identidade monçanense e a ancestralidade da sua história, bem como, a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes.

Conhecer as raízes nunca será tempo perdido. Resgatar a memória coletiva da fundação deste concelho, não será só recuar no tempo. Será, acima de tudo, a garantia de viver um presente e um futuro, com a certeza de manter viva a excecional cultura de todos os que aqui viveram, vivem e viverão.

Cada dia, cada ano, cada século passado, cada exercício de memória, fará recuar cada um dos Monçanenses à data de 12 de março de 1261, o dia que assinala o orgulho de todos os Monçanenses nas suas raízes.

Por esse motivo, a Câmara Municipal de Monção, realizou um vídeo promocional, de forma a quem nos visitar poder saber e sentir o que é ser Monçanense. É neste dia, que assenta uma parte fulcral da lembrança de todos os que sentem este lugar e que, faz com que a viagem de volta ao passado que todos os anos é feita, se transforme na maior memória festiva de todos os Monçanenses.

Assista ao vídeo FERIADO MUNICIPAL DE MONÇÃO | Desde 12 de março de 1261 em https://www.youtube.com/watch?v=msGaddkc28w

Outros artigos