Semana da Floresta Autóctone em Ponte de Lima

De 21 a 27 de novembro

Ponte de Lima | O Serviço Área Protegida da Divisão de Ambiente e Espaços Verdes, do Município de Ponte de Lima, assinala, de 21 a 27 de novembro, a “Semana da Floresta Autóctone”, de forma a promover a importância da preservação das florestas nativas.

No âmbito desta comemoração, em que se pretende sensibilizar e envolver a comunidade para garantir um futuro mais promissor, e focado na Sustentabilidade das nossas florestas, a Área Protegida das Lagoas vai celebrar a Floresta Autóctone, promovendo uma série de iniciativas, durante toda a semana, que tem como principais objetivos a sensibilização, divulgação, manutenção e valorização dos espaços florestais.

No dia 21 de novembro será realizada uma ação, na Quinta de Pentieiros, de aproveitamento da regeneração natural de Quercus spp. (carvalho). As plantas serão colocadas em vasos, para futuramente poderem ser distribuídas por diferentes espaços do concelho.

Durante a tarde do dia 22 de novembro irá decorrer uma ação de voluntariado, divulgação e sensibilização, na área de intervenção do Projeto MERLIN (candidatura ao Programa Europeu Horizon 2020), com a participação dos alunos do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial, variante Eletromecânica, da Escola Secundária de Ponte de Lima.

No dia 23 de novembro, a data em que se celebra o Dia da Floresta Autóctone, será realizada uma ação de limpeza e arborização, com espécies autóctones, nas faixas laterais ao longo do caminho de Santa Justa, na freguesia de São Pedro d’Arcos, no âmbito do Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho. Este Projeto tem como principal objetivo a criação de uma infraestrutura verde e mais resiliente, no que respeita aos efeitos das alterações climáticas e aos incêndios rurais.

São esperados ainda ganhos ao nível da qualidade da paisagem, da garantia dos fluxos de biodiversidade, da proteção e valorização socioeconómica e ambiental dos espaços florestais e, em última análise, na melhoria dos serviços prestados pelos ecossistemas e, por conseguinte, na qualidade de vida da população limiana. Esta ação será dinamizada pelo Serviço Área Protegida, em parceria com a Junta de Freguesia de São Pedro d’Arcos e com a Associação Florestal do Lima.

O dia 24 de novembro será dedicado ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros, onde será feita uma ação de controlo e gestão de espécies exóticas invasoras. Esta ação será realizada pelos colaboradores do Serviço Área Protegida, com o apoio dos Sapadores Florestais da Associação Florestal do Lima.

No dia 25 de novembro vai decorrer uma ação de plantação e condução de espécies florestais autóctones, numa parcela da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, com a participação ativa de uma turma do terceiro ciclo da EB 2,3 António Feijó. Já nos dias 26 e 27 de novembro, sábado e domingo, as ações, de divulgação e sensibilização, serão realizadas on-line, com recurso às redes sociais da Área Protegida. Participe, por uma floresta verdadeiramente verde!

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos