Ponte de Lima aprovou Protocolo de Colaboração sobre o bem-estar animal

Com a Associação Limiana dos Amigos de Animais de Rua

Ponte de Lima | A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião realizada a 8 de março celebrar um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos de Animais de Rua.

O presente protocolo tem como objetivo a colaboração mútua entre o Municipio de Ponte de Lima e a ALAAR designadamente nos domínios da promoção de campanhas de educação cívica, saúde e bem-estar animal, bem como, a criação de mecanismos que fomentem a prática da adoção responsável e a esterilização de animais de companhia, e de animais abandonados.

Assim, o Municipio de Ponte de Lima indicará à ALAAR, o centro médico onde poderão ser prestados os serviços médico-veterinários objeto do presente protocolo, cujos custos serão suportados diretamente pelo Município até ao montante máximo de 7.300€.

Como contrapartida a ALAAR compromete-se a identificar os respetivos proprietários dos animais a esterilizar e colocar o dispositivo de identificação eletrónica, caso ainda não o tenham, considerando-se apenas os animais acolhidos e à guarda pela própria ALAAR, a dar ou não para adoção, ou de famílias carenciadas.

No caso de se tratarem de gatos abandonados, não pertencentes a colónias de gatos localizadas em espaço público devidamente sinalizados e identificados, o Município, através da Veterinária Municipal fornecerá o dispositivo de identificação eletrónica.

Considerando o trabalho da ALAAR, que ajuda os animais de rua, acolhendo-os, recuperando-os, cuidando-os e tratando-os no seu próprio Centro de Acolhimento, reveste-se de interesse público e municipal, apoiar ao nível da promoção de campanhas de sensibilização e educação cívica em locais públicos e privados, como forma de prevenir o flagelo que é o abandono e abate de animais.

Nova edição de “Poesia à Sexta”
O Município de Ponte de Lima promove mais uma edição de “Poesia à Sexta”, com sessões a realizar de março a julho de 2022, às sextas-feiras, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal.

Estas ações visam enaltecer este género de expressão literária que se traduzirá em tertúlias de poesia, em momentos musicais, em declamação de poesia e em tributos a poetas, fomentando o encontro cultural em torno de experiências enriquecedoras.

O programa inicia-se no próximo dia 25 de março, sexta-feira, pelas 21h30, com um serão de promoção de poesia, idealizado por Carlos Revez e Rui Diniz para homenagear alguns dos clássicos da poesia portuguesa, que incluirá a apresentação de um CD intitulado “A Duas Vozes”, sob a orientação de Carlos Revez e Conceição Lima.

Depois prosseguir-se-á o programa com ações calendarizadas para 22 de abril, 27 de maio, 17 de junho e 22 de julho. Em abril a sessão intitulada “Respirar Poesia” será dinamizada pela Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima. Seguir-se-á, em maio, com “Poesia Lusófona”, que será conduzida por Luísa Tavares. A sessão de junho será subordinada ao tema “Palavras Vivas em Festa”, desenvolvida pelo grupo “Palavras Vivas”.

Finalizar-se-á esta edição com “Gume – Poesia Afiada”, um espetáculo onde a palavra se misturará com a música ao vivo que será integrado no programa da Feira do Livro, impulsionado por Fernando Guerreiro, da Microcontos.

Compareça nesta edição de estreia já no dia 25 de março de 2022, deixe-se seduzir por este género literário e marque presença nas sessões que agendamos para si!
Visite-nos e usufrua de momentos poéticos.