Poesia lusófona em Ponte de Lima

O dia 27 de maio na Biblioteca Municipal.

Ponte de Lima | Ponte de Lima abraça mais uma edição da “Poesia à Sexta” e vai projetar a língua portuguesa através de uma sessão dedicada aos poetas lusófonos, que terá lugar no dia 27 de maio, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal.

Em noite de tributo, Luísa Tavares, a promotora desta ação, vai dar-nos a conhecer os sons e as palavras da lusofonia e expor a sua diversidade em belas rimas e metáforas aliciantes criando um fio poético que se estende por cerca de 260 milhões de pessoas, unidos pela mesma língua, a língua portuguesa.

Será oportuno, também, citar Mia Couto e recordá-lo quando refere que “não importa o sotaque dominante, mas sim projetar a língua portuguesa em sua diversidade”.

Esta sessão incluirá, igualmente, momentos musicais e dará oportunidade aos presentes de intervirem e partilharam connosco as suas preferências poéticas e os seus autores. De relembrar que a “Poesia à Sexta” é um projeto promovido pelo Município de Ponte de Lima para dar a conhecer um dos mais apreciados géneros literários locais.
Venha celebrar a poesia em língua portuguesa e compareça nesta sessão de valorização da cultura e da criação literária.

Serviços Educativos 2022 / 2023
O Município de Ponte de Lima apresenta, para o ano letivo 2022/2023, numa brochura única, todo o conjunto de ofertas pedagógicas dos vários Serviços Educativos municipais.

Consciente da importância e da influência do Serviço Educativo junto dos limianos, que desde tenra idade têm a oportunidade de vivenciar os valores naturais do seu território, a sua história, cultura e tradições, o Município de Ponte de Lima tem vindo a desenvolver, desde 2005, através dos seus Serviços, um programa de excelência, direcionado a todas as faixas etárias, que envolve instituições com responsabilidade na educação, formação e apoio a toda a comunidade.

São diversas e abrangentes as ofertas pedagógicas dos diferentes serviços do Município, com temas que vão de encontro às suas áreas de atuação. Destaque para o Projeto ‘Educação para a Sustentabilidade’, que será transversal a todos os Serviços. As turmas interessadas em participar neste tema poderão, mensalmente, visitar cada um dos serviços e aprender, de forma sustentada, como poderemos minimizar os impactos causados pelas Alterações Climáticas e melhorar as condições ambientais do nosso Planeta, para as gerações vindouras.

Deixamos o convite à consulta da brochura dos Serviços Educativos para o ano letivo 2022/2023 para escolha dos temas que melhor se adequam aos programas curriculares de cada instituição.

As inscrições terão início no próximo dia 01 de junho e serão aceites, por ordem de entrada, e mediante as vagas disponibilizadas, junto de cada serviço municipal.
Podem entrar em contacto com os diferentes serviços, para mais informações sobre cada projeto. Um bom ano letivo a todos, que seja repleto de sucessos!

Outros artigos