Música e homenagem assinalam comemorações do 25 de Abril

Vila Nova de Cerveira volta a celebrar a ‘Revolução dos Cravos’ com um programa evocativo desta data histórica, distribuído entre a noite do dia 24 e a manhã do 25

Vila Nova de Cerveira | As comemorações do 43º aniversário da efeméride têm início no serão do dia 24, pelas 21h30, com o Cineteatro de Cerveira a receber as atuações do Coro Infantojuvenil de Cerveira – Pauta de Caprichos e do Contraponto – Coro de Câmara. Sob direção musical da maestrina Cíntia Pereira, as crianças e jovens cerveirenses vão deliciar os presentes com sonoridades que prometem reavivar memórias.

Segue-se a atuação dos Contraponto, um grupo de jovens cantores que, em setembro de 2012, se juntaram para formar um grupo a cappella, interpretando obras de variados estilos como música clássica, jazz e pop. Recentemente, participaram no programa da RTP1 “Got Talent Portugal” onde chegaram à final, levando-os a um maior reconhecimento nacional. Neste momento encontram-se na finalização do seu primeiro trabalho discográfico que contará apenas com arranjos originais de músicas portuguesas conhecidas do grande público e que atravessam de forma transversal todo o espólio musical nacional.

 

O dia 25 de abril arranca com o Hastear de Bandeiras na Praça do Município pelas autoridades locais ao som do Hino de Portugal interpretado pelo Coral Polifónico de Cerveira. Às 10h00 está agendado o descerramento da placa Rua Engº Lemos Costa, junto a Escola Básica e Secundária do concelho. Considerando o impacto das primeiras eleições autárquicas no país, a autarquia cerveirense decidiu reconhecer o facto de João Lemos Costa ter sido o primeiro presidente do município depois da ‘Revolução dos Cravos’, cargo que desempenhou entre 1976 e 1982. Localizada entre as ruas da Pedra Vedra e a Rua das Cortes, a nova rua destaca-se por ficar à entrada da vila e pelo movimento associado, nomeadamente das novas gerações.

O Município cerveirense convida a população para participar nas comemorações do 43º aniversário do 25 de Abril em Vila Nova de Cerveira.

Outros artigos