Lagoas de Bertiandos em Ponte de Lima com Biblioteca para servir peregrinos

Que pernoitam na Área de Paisagem Protegida

Ponte de Lima | As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, Ponte de Lima, dispõem de uma biblioteca de livre acesso que permite a troca de livros, criada por proposta de peregrinos de Santiago de Compostela que pernoitam na Área de Paisagem Protegida.

Segundo a técnica da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Irene Lourenço, “os Peregrinos muitas vezes perguntaram se não tínhamos livros para ocuparem o tempo de descanso com a leitura”.

A biblioteca sustentável daquela área protegida, em forma de casa, foi construída através da reutilização de materiais e abriu portas no Dia Mundial da Educação Ambiental e conta com uma centena de publicações.

Além de responder ao “desafio” lançado por “muitos” peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, o projeto de “cultura solidária”, com o lema “leve um livro e troque por outro”, veio também “dar destino aos livros deixados na Área de Paisagem Protegida por utilizadores do parque de campismo, que na partida aliviavam o peso das mochilas.

“Assim nasceu a ideia de criar um espaço onde fosse permitido trocar publicações que já não tendo interesse para os seus detentores possam ter interesse para outros leitores”, sublinhou Irene Lourenço.

A inauguração da biblioteca sustentável da Quinta de Pentieiros contou com a participação de 100 alunos dos Centros Educativos das Lagoas, Feitosa e da Facha, sendo que cada um trouxe um livro e levou uma publicação da Área de Paisagem Protegida.

A Área Protegida integra equipamentos vocacionados para a interpretação do património, como um centro de interpretação ambiental, rede de percursos pedestres, rotas histórico-culturais, e a quinta de Pentieiros.

Tambem o parque de campismo e caravanismo de três estrelas, o albergue (antigas cavalariças da quinta), ‘bungalows’ (unidades de alojamento complementares ao parque de campismo), centro de acolhimento, casa da sidra, quinta pedagógica, parque florestal.

Outros artigos