Dia Nacional do Peregrino em Cerveira assinalado com caminhada e visita guiada

A lugares emblemáticos do concelho ao longo do Caminho Português da Costa

 

Vila Nova de Cerveira | O Município de Vila Nova de Cerveira comemora, no dia 16 de outubro, o Dia Nacional do Peregrino, proporcionando uma experiência conjugada entre natureza e património.

Trata-se de uma caminhada de 7kms, com visita guiada a 15 locais emblemáticos do concelho ao longo do Caminho Português da Costa. Limitada a 20 pessoas, a participação nesta atividade está sujeita a marcação por correio eletrónico (arqueologia@cm-vncerveira.pt)

O que é que um peregrino pode desfrutar na sua passagem por Vila Nova de Cerveira rumo a Santiago de Compostela? Há um vasto património natural e religioso que o Caminho Português da Costa oferece e que deve ser absorvido, de forma a tornar a experiência o mais completa e rica possível.

Assim, a caminhada proposta por Vila Nova de Cerveira para o dia 16 de outubro tem 15 pontos de interesse com paragem obrigatória, e explicação informativa associada, espalhados por três freguesias do concelho. Em Gondarém, podem desfrutar da Capela de S. Sebastião, do Solar da Loureira, do Paço do Outeiral e da Quinta do Couto.

Chegados a Loivo, a Capela do Senhor do Porto e a Capela do Senhor dos Esquecidos; e já em Vila Nova de Cerveira o roteiro é o seguinte: Capela de S. Roque, Senhor no Horto, Rua da Calçada, Igreja de S. Cipriano, Castelo + Capela da Senhora da Ajuda, Largo do Terreiro, Casas quinhentistas (R. Cesar Maldonado + R. Costa Pereira) e Capela de S. Sebastião.

Com uma distância aproximada de 7kms, uma duração de 3h e um grau moderado de dificuldade, o ponto de encontro está agendado para as 07h30 em frente à Câmara Municipal, onde haverá um autocarro que transportará os participantes até Gouvim, Gondarém, local de partida (08h00), com previsão de término pelas 11h00 no Parque de Lazer do Castelinho.

Dada a logística subjacente à organização, a participação na caminhada com visita guiada tem um limite máximo de 20 pessoas, sendo necessária marcação prévia por correio eletrónico para arqueologia@cm-vncerveira.pt

Enquadrada no “Memorando de Entendimento para a Promoção, Dinamização e Gestão do Caminho Português da Costa para Santiago”, subscrito em julho passado por 10 municípios da região Norte (Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença) e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, esta ação visa contribuir para a potenciação conjunta deste reconhecido itinerário religioso, em prol de uma intenção posterior de classificação a Património Mundial da Unesco.

De salientar que o Dia Nacional do Peregrino é uma data comemorativa da República Portuguesa, instituída pela Assembleia da República em 2014, para comemorar o Dia do Peregrino a 13 de outubro, data em que se assinala a última aparição de Nossa Senhora de Fátima.

Outros artigos