Dia Mundial do Turismo em Melgaço

Com diversas experiências, da natureza ao bem-estar, passando pelo alvarinho e pelo fumeiro

Melgaço | Melgaço celebra o Dia Mundial do Turismo com um programa repleto de atividades, numa parceria com diferentes entidades do concelho. A ação assume-se como uma forma de convidar os turistas a descobrirem o destino de natureza mais radical de Portugal. A efeméride assinala-se a 27 de setembro, mas Melgaço alarga as comemorações para o fim de semana seguinte: dias 1 e 2 de outubro.

Entrada gratuita nos espaços museológicos, provas de alvarinho, oferta de noites de acampamento em parques de campismo, descontos em atividades, visita a quinta de alvarinho, trilho pedestre e workshop sobre plantas aromáticas e medicinais do PNPG são as sugestões para assinalar o Dia.

A rota cultural vai permitir a visita a vários pontos do concelho, já que os espaços estão dispersos pelo concelho: Torre de Menagem, o Espaço Memória e Fronteira, o Museu de Cinema – Jean Loup Passek e o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro. Os turistas poderão ainda visitar a Porta de Lamas de Mouro, umas das Portas do Parque Nacional da Peneda Gerês – PNPG, um espaço com exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida e ter uma experiência 360º através de uns óculos 3D: poderão visualizar um vídeo sobre a ocupação do território e da transumância (Brandas e Inverneiras). Poderão ainda visitar a Loja Interativa de Turismo (no centro da Vila de Melgaço).

No Solar do Alvarinho haverá a possibilidade para um brinde, com alvarinho, claro: o espaço promove provas gratuitas, proporcionando ao visitante a oportunidade de provar os magníficos vinhos da região, num ambiente acolhedor.

E, não fosse Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal, o convite estende-se ainda para praticar atividades de desporto de natureza e radical com as empresas Montes de Laboreiro, Melgaço Radical, Ecotura, Coraltours e JustNatur. Se pretender pernoitar em Melgaço existem descontos nos parques de campismo das Termas de Melgaço e de Lamas de Mouro. E ainda um Welcome Drink no restaurante Miradouro do Castelo e visita à Quinta de Soalheiro com prova de vinhos.

Programa
Dia Mundial do Turismo | 27 de setembro

Entrada gratuita nos espaços museológicos de Melgaço*
Provas de alvarinho no Solar do Alvarinho**
27 de setembro e fim-de-semana de 1 e 2 de outubro

Atividades com as Empresas Locais
27 de setembro e fim-de-semana de 1 e 2 de outubro

Coraltours:
Desconto de 50% em atividades

Ecotura:
Desconto de 50% em atividades

Melgaço Radical:
Oferta de uma noite de acampamento no Parque de Campismo das Termas de Melgaço
Desconto de 50% em atividades

JustNatur:
Trilho pedestre e workshop sobre plantas aromáticas e medicinais do Parque Nacional Peneda-Gerês e degustação de produtos à base das plantas observadas.
Mínimo de 5 pessoas | Nível fácil | 2h | 20€ p/pessoa | Ponto de encontro: Castro Laboreiro, nas instalações da Just Natur, no centro da Vila de Castro Laboreiro
Inscrições: +351 967 200 344 | sonia.nogueira@sapo.pt

Montes de Laboreiro:
Welcome Drink no restaurante Miradouro do Castelo
Oferta de uma noite de acampamento no Parque de Campismo Lamas de Mouro
Desconto de 50% em atividades

Soalheiro:
Visita à Quinta de Soalheiro com prova de vinhos (Soalheiro Clássico e Soalheiro Granit)
Máximo de 20 pessoas | 15h00 | 1h | 10€ p/pessoa
Inscrições: visitas1@soalheiro.pt

Horário dos Museus e da Porta de Lamas de Mouro
Abril – setembro: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Outubro – março: das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, e todas as segundas-feiras e domingo de Páscoa.

A Oficina Temática da Porta de Lamas de Mouro encerra à segunda-feira, mas a receção está aberta ao público.

Horário do Solar do Alvarinho
Abril – setembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00
Outubro – março: das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00
Encerra no domingo e segunda-feira de Páscoa, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro

INFORMAÇÃO: o Solar está a ser alvo de intervenções, pelo que o espaço provisório se situa no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, na Alameda Inês Negra (4960-561 Melgaço)

Melgaço tem um potencial enorme e cada vez com mais procura. Situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês, consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera, Melgaço é um destino de natureza por excelência, com características geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque de entre todos os subdestinos do Porto e Norte de Portugal.

A oferta é completa: da natureza ao bem-estar, passando pelo Alvarinho e pelo fumeiro, dando uma volta entre a cultura e o património, sem esquecer o desporto, a sugestão é que se Descubra Melgaço em redor de uma sossegada e deslumbrante natureza. Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a não perder, é o destino de natureza mais radical de Portugal.

Solar do Alvarinho
De janeiro de 2022 e até final de agosto, de acordo com os registos dos vários espaços, 25.984 turistas visitaram os espaços museológicos do concelho de Melgaço, a Porta Lamas de Mouro, a Loja Interativa de Turismo e o Solar do Alvarinho. O Solar do Alvarinho continua a ser o espaço predileto: 6.635 visitantes.

Segue-se a Torre de Menagem – 6.361; a Porta de Lamas de Mouro – 3.539; a Loja Interativa de Turismo – 2.573; o Museu de Cinema Jean Loup Passek – 2.081; o Espaço Memória e Fronteira – 1.854; o Museu de Castro Laboreiro – 1.706; e a Biblioteca de Castro Laboreiro – 1.235.

Melgaço é, neste momento, o único município situado no Parque Nacional Peneda Gerês – PNPG com a distinção de Destino Turístico Sustentável. «Assumirmos um rumo cada vez mais sustentável para Melgaço é um propósito com impactos enormes no futuro do nosso território único e da nossa comunidade», realça o autarca de Melgaço. É nesta visão que se enquadra a certificação de Melgaço como destino turístico sustentável segundo os critérios definidos pela Global Sustainable Tourism Council – GSTC – orgão máximo na definição e gestão dos padrões mundiais para o turismo sustentável.

“O Turismo está no nosso ADN. Por isso, apostamos num Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo que definiu os caminhos a percorrer para a afirmação e diferenciação como destino turístico. Criámos a marca Descubra Melgaço e posicionámo-nos como o destino de natureza mais radical de portugal, recebemos o selo de prata da Earthcheck – órgão acreditado pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para certificar destinos turísticos e alcançamos a certificação como destino turístico sustentável, tornando o nosso concelho Best Practice Internacional, ao nível das emissões de gases com efeito de estufa, consumo de água potável e resíduos sólidos enviados para aterro.”, realça Manoel Batista.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos