Cerca de 900 inscritos no Melgaço Alvarinho Trail

De seis nacionalidades diferentes a celebrarse o 6 e 7 de abril

Melgaço | No próximo fim-de-semana, 6 e 7 de abril, cerca de 900 atletas rumam ao Município Mais a Norte de Portugal para o 9º Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço (MAT). O evento que engloba o Campeonato Nacional de Trail, da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, e que ao longo dos anos tem encantado os amantes da modalidade, durante os dois dias de provas contará com a participação de atletas de seis nacionalidades diferentes: Portugal, Espanha, França, Brasil, Alemanha e Moçambique.

O Campeonato Nacional de Trail, que decorrerá num percurso de 32km (série 200) e que pela primeira vez integrará o Melgaço Alvarinho Trail, ainda tem inscrições abertas para equipas, a decorrer na plataforma my.atrp.pt, até às 23h59m do dia 4 de abril de 2024. As inscrições individuais já se encontram encerradas. A prova contará com a participação de atletas nacionais que alcançaram os melhores rankings no respetivo escalão etário, decorrente das participações em circuitos nacionais ou internacionais, e de atletas que conseguiram posições de destaque em competições distritais e regionais.

No dia em que acontece o Campeonato, sábado, 6 de abril, esperam-se mais de 400 atletas oriundos de todo o país e ilhas, dos 20 aos 70 anos, aos quais se juntam atletas estrangeiros a competir por clubes nacionais. A participação feminina continua a ser uma aposta federativa, tendo a Associação de Trail Running de Portugal mantido a possibilidade de inscrição às equipas mesmo sem ranking elegível, fazendo com que esta seja uma modalidade com uma crescente participação de atletas femininas.

As provas do dia 7 de abril integram, uma vez mais, os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias de Ultra Trail (48km – série 100), de Trail Longo (32km– série 100) e de Trail Curto (19km – série 100). A proposta para quem deseja percorrer Melgaço de uma forma mais descontraída é uma caminhada (11km), mas as inscrições já se encontram encerradas. A informação relativa ao regulamento poderá ser consultada aqui.

Todas as provas arrancam do Largo Hermenegildo Solheiro. No dia de competição do Campeonato Nacional, sábado, 6 de abril, a partida está marcada para as 09h00. No domingo, dia 7 de abril, a partida da primeira prova, Ultra Trail, terá lugar pelas 08h00.

A 9ª edição do Melgaço Alvarinho Trail, um evento de referência no panorama regional e nacional, contempla as seguintes freguesias: U.F de Vila e Roussa; U.F. Chaviães e Paços, Fiães; U.F. de Castro Laboreiro e Lamas; S. Paio.

O IX Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço (MAT) é organizado pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM., com apoio do Município de Melgaço, Associação Trail Running de Portugal, Associação de Atletismo de Viana do Castelo e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.

Programa
6 DE ABRIL – CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL
06h30 – Abertura do secretariado (entrega de Dorsais)
08h30 – Encerramento do secretariado
08h45 – Controlo Zero
09h00 – Partida

7 DE ABRIL – CIRCUITO NACIONAL
06h30 – Abertura do secretariado (entrega de Dorsais)
08h30- Encerramento do secretariado
07h40- Abertura Controlo Zero Trail Ultra
08h00- Partida do Trail Ultra
08h15- Abertura Controlo Zero Trail Longo
08h30- Partida Trail Longo
08h45- Abertura Controlo Zero Trail Curto
9h00- Partida Trail Curto
9h05- Chamada para a Caminhada
09h15- Partida Caminhada
14h30- Cerimónia protocolar de entrega de prémios (Trail Curto e Trail Longo)
16h00- Cerimónia protocolar de entrega de prémios (Trail Ultra)
17h00- Encerramento do evento