Caminha volta a fazer o “pleno” nas bandeiras azuis

Nas suas cinco praias

Caminha | O concelho de Caminha mantém, na próxima época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. O anúncio foi feito pela Câmara de Caminha querem nota de imprensa, avança que “todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2022: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros”.

Recorde-se que, em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora, nas praias galardoadas.

Em 2018 atingiu-se outra “importante conquista”, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser “tudo azul” e em 2020 repetiu-se: cinco candidaturas – cinco Bandeiras Azuis. A época de 2021 confirmou a tendência e o bom desempenho e em 2022 será igual.

Para a autarquia de Caminha “este é o corolário de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, não só através do investimento em infraestruturas por todo o concelho, mas também na salvaguarda de todas as condições que correspondem aos critérios do Programa Bandeira Azul da Europa”.

Recorde-se que em 2021, a Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE escolheu a Praia de Moledo para a realização da cerimónia que assinalar o início formal da época balnear.

Apesar das restrições, o concelho de Caminha viveu uma época balnear excecional, mantendo as cinco Bandeiras Azuis, mas conquistando também quatro bandeiras Qualidade Ouro. O ano de 2021 ficou ainda marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios.