Auto de Entrega do Arquivo da Casa de Pomarchão

Ponte de Lima | No próximo dia 19 de abril, pelas 15h00, realizar-se-á no salão nobre da Câmara Municipal, a cerimónia de assinatura do auto de entrega do Arquivo da Casa de Pomarchão pelo Sr. Frederico Luís Albuquerque Vilhena Villar.

Localizada na freguesia de Arcozelo, a Casa de Pomarchão, é uma propriedade que se encontra na posse da família Malheiro Reimão desde a sua fundação, por António Gonçalves Reimão, o primeiro Senhor da Casa. No ano de 1681 já no tempo de Manuel Gonçalves Reimão é instaurado o Morgadio de Pomarchão, tendo em 1690 sido criada em ligação a Quinta de Pomarchão a favor dos descendentes do seu irmão, Gaspar Malheiro Reimão.

NEA_Casa_de_Pomarcho

O Arquivo da Casa de Pomarchão que conta com um total de 13 939 (treze mil setecentos e cinquenta e nove) documentos, datados entre os séculos XVII e XVIII é essencialmente constituído por correspondência recebida e escrituras de arrendamento, será entregue ao Arquivo Municipal que procederá ao seu tratamento técnico e à digitalização para que posteriormente seja possível a sua disponibilização online.

Tendo em vista a disponibilização de uma maior variedade de informação relevante para a construção e reconstrução da memória coletiva bem como o enriquecimento da mesma, o Município de Ponte de Lima tem vindo a celebrar protocolos de cooperação com diversos proprietários de arquivos privados com a finalidade de proceder à sua organização, preservação e divulgação.

Esse processo teve início em 2012 aquando da assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Ponte de Lima e os proprietários do Arquivo do Paço de Vitorino, situado em Vitorino das Donas. No ano seguinte, foi assinado com os herdeiros do General Norton Matos o protocolo de cooperação.

O primeiro passo foi dado em 2012 com a assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Ponte de Lima e os proprietários do Arquivo do Paço de Vitorino (Vitorino das Donas), em 2013, foi assinado protocolo de cooperação com os herdeiros do General Norton de Matos.

Outros artigos