Artesãos e mercadores invadem centro histórico no regresso da Feira Medieval de Viana do Castelo

Com quase 200 artesãos, mercadores e artífices

Viana de Castelo | Quase 200 artesãos, mercadores e artífices, oriundos dos mais diversos lugares, vão levar as ruas, praças, largos do Centro Histórico e Jardim Público de Viana do Castelo numa viagem ao passado já a partir de sexta-feira, na XIII edição da Feira Medieval.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, a Feira Medieval vai decorrer de 17 a 19 de junho, pelas principais ruas de Viana do Castelo, que se voltarão a encher de animação, convívio e alguns dos hábitos e costumes característicos da Idade Média.

“Recebemos 199 inscrições para a Feira Medieval de 2022, além de cinco associações e três enquanto lojistas. São números que ultrapassam a afluência da última feira que se realizou, em 2019, e mostra o interesse que gerou, até porque 121 inscrições são de fora do nosso concelho”, explicou Manuel Vitorino, Vereador da Cultura na Câmara Municipal e presidente da VianaFestas, entidade que promove as festas da cidade.

No sábado, 18 de junho, será ainda recriada na Praça da República a Outorga do Foral de Viana pelo Rei D. Afonso III. Foi em 1258 que o rei outorgou o foral que criou a vila e instituiu o atual município de Viana do Castelo.

Durante três dias serão retratadas tradições de caráter local ou regional, ao vivo, num centro histórico tão característico como é o de Viana do Castelo, com artesanato místico, joalharia, tarô, tatuagens henna, brinquedos em madeira ou artigos em pele. Isto sem faltar os tradicionais doces conventuais ou o pernil no espeto.

Esta viagem ao passado medieval contará com ainda com a animação de rua numa organização do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, e dos grupos locais.

Oficinas de tiaras de flores, jogos medievais no Jardim Marginal, animação itinerante pelas várias ruas e praças, espetáculos de fogo ou danças e música medievais são alguns dos momentos de animação que vão marcar a XIII edição da Feira Medieval de Viana do Castelo.

Mais informações em: www.vianafestas.com

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos