YOUth Grow reúne jovens de Italia, Espanha e Portugal em Paredes de Coura

Até o 10 de setembro no marco do programa Erasmus+

Paredes de Coura | Quinze jovens de Itália, Espanha e Portugal estão reunidos até sexta-feira, dia 10 de setembro, no Centro de Educação e Interpretação Ambiental, de Paredes de Coura, no âmbito do bootcamp musical YOUth Grow promovido pelo projeto Play2Grow! – Development of Key Skills and Values for Youth through music, apoiado pelo programa Erasmus+.

“Paredes de Coura aposta muito na formação através da arte, neste caso, através da música que faz parte da nossa identidade. Este evento internacional é uma boa forma de aprofundar as relações entre países e reforçar a ideia de uma Europa Cultural que passa pela partilha dos bons projetos”, enfatizou o Presidente da Câmara, Vitor Paulo Pereira, não escondendo o orgulho em liderar uma autarquia com uma forte marca na cultura.

“Nós como felizmente temos bons projetos culturais, temos muito gosto em partilhar aquilo que fazemos muito bem: educar através da cultura. E tudo isto acontece na maravilhosa paisagem protegida que queremos valorizar e promover. Acho que os jovens estrangeiros levarão de Paredes de Coura uma ideia muito positiva. Em que a cultura e a formação são de facto centrais na nossa vida”, sublinhou.

No meio da floresta e rodeados por uma das mais belas paisagens do norte de Portugal, na Paisagem Protegida Cordo do Bico, os cinco jovens de cada país parceiro vão trabalhar aspetos como a improvisação dirigida e como musicar filmes ao vivo, e ainda frequentar workshops sobre a saúde do músico e como comunicar uma banda ou um projeto musical, entre outras boas práticas no ensino da música.

Essencialmente, nesta iniciativa com os formadores do Play2Grow estes jovens irão abordar algumas boas práticas no ensino da música desenvolvidas pelos parceiros deste projeto europeu em Paredes de Coura (Portugal), Tomiño (Galiza) e Aosta (Itália).

Complementarmente, os participantes poderão também usufruir de atividades de lazer, conhecer estudantes de outros locais e aprender com eles sobre como a música é vivida e experienciada no seu país.

Play2Grow
A Escola do Rock de Paredes de Coura, promovida pelo Município, é um case studies/best practices do projeto e um dos parceiros do Play2Grow! desde 2014.

O Play2Grow! junta cinco instituições de diferentes nacionalidades – Município de Paredes de Coura, Space Ensemble (Portugal), Concello de Tomiño, EOSA Estratégia y Organización S.A. (Galiza) e SFOM – Scuola di Formazione e Orientamento Musicale (Itália), que ao longo de 2 anos têm mapeado uma série de boas práticas no ensino da música em vários países.

O Play2Grow! demarca-se do ensino regular de música pelas metodologias aplicadas, por permitir que os jovens desenvolvam capacidades fundamentais através da música, como a comunicação, o trabalho em equipa, perder o medo do palco, entre outras.

O objetivo principal é o desenvolvimento de estratégias e documentos (trainning curricula) sobre estas boas práticas, para ajudar qualquer pessoa, nomeadamente os chamados youthworkers de cada país a replicar estas práticas no seu contexto. Todas as práticas visam a aquisição de valores e competências fundamentais através da música.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos

Os nosos anunciantes son importantes para nós.
Fainos o favor de desactivar o bloqueador de anuncios ou
engadir este sítio a túa lista branca.

Grazas!