Valença Promove Lenços dos Namorados

Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença “Os Lenços dos Namorados apresentavam as artes e habilidades das senhoras e hoje são uma memória de saber e identidade que se associa à dinamização do comércio tradicional valenciano”

A Câmara Municipal de Valença tem abertas inscrições para o Workshop “Lenços dos Namorados”, até 30 de Novembro. A ação vai decorrer em 11 de Fevereiro, no âmbito da iniciativa “Valença Fortaleza dos Namorados”.
A orientação do workshop estará a cargo de bordadeiras valencianos, profundas conhecedoras da arte tradicional de elaboração dos Lenços dos Namorados.
A ação decorrerá nos espaços do Núcleo Museológico e do Museu do Bombeiro de Valença e abordará os pontos elementares de contorno e preenchimento deste tipo de bordado. O objetivo do curso é que os formandos sejam capazes de bordar um lenço, onde se utiliza de um modo básico, a composição, os versos, as cores e formas dos tradicionais Lenços dos Namorados.
Os Lenços dos Namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos nossos avós e marca dos trajes tradicionais dos nossos agrupamentos folclóricos.
O lenço era parte integrante do traje feminino e tinha uma função decorativa. Por norma eram lenços quadrados, bordados em linho e marcados pelos versos populares e motivos florais. Para além do aspeto decorativo o Lenço dos Namorados estava associado ao ato de conquista do namorado.
As jovens quando passavam a adolescência elaboravam os seus próprios lenços que o colocavam nas suas indumentárias tradicionais, nomeadamente os trajes domingueiros. A entrega do lenço ao “namorado” ou “conversado” marcava o assumir publicamente a relação amorosa.

Outros artigos

Os nosos anunciantes son importantes para nós.
Fainos o favor de desactivar o bloqueador de anuncios ou
engadir este sítio a túa lista branca.

Grazas!