Tertúlia e Visita Guiada à "Implantação Comercial e Industrial em Valença no séc. XIX e XX"

Valença | Valença promove uma visita guiada à exposição “A Implantação Comercial e Industrial em Valença no séc. XIX e XX”, seguida de tertúlia, sexta-feira, 23 de Março, às 21h00, tendo por ponto de partida os Paços do Concelho.
A visita guiada percorrerá o Museu do Bombeiro, a Casa Toga e o Núcleo Museológico Municipal, no interior da Fortaleza, espaços que dão corpo à exposição. Esta mostra remete para os momentos marcantes da implantação das emblemáticas casas comerciais e unidades industriais em Valença.
No Núcleo Museológico será possível apreciar as origens das emblemáticas unidades industriais de Valença, da época, como a Sociedade Artística, Fábrica da Borracha, Têxteis Durães, Chocolates Farruco e Tipografia O Valenciano. Neste Museu está, ainda, um espaço dedicado às casas bancárias como a Casa 5 Minutos e Casa Condessa, estabelecimentos com estatuto de banqueiros. Um interessante fundo documental, do Arquivo Municipal, apresenta autos de vistoria, alvarás, cadastros, relações de azenhas, moinhos, fábricas de moagem, pedreiras e muitas outras informações.
No Museu do Bombeiro será possível apreciar as réplicas do gabinete da modista, do latoeiro, do barbeiro, do sapateiro e uma mercearia com os produtos da época.
Na Casa Toga, na Praça da República, uma exposição dos produtos que marcaram o séc. XIX e inícios do XX despertará a curiosidade sobre os hábitos e vivências desta época, em Valença. Esta é a única casa comercial que mantém intacta a sua estrutura original.
No final da visita uma tertúlia, nos Paços do Concelho, contará com testemunhos vivos de descendentes dos fundadores das unidades comerciais e industriais do séc. XIX e XX, bem como de antigos funcionários que contarão as histórias mais marcantes destas unidades.

Outros artigos

Os nosos anunciantes son importantes para nós.
Fainos o favor de desactivar o bloqueador de anuncios ou
engadir este sítio a túa lista branca.

Grazas!