Soajo Trail em Arcos de Valdevez realiza-se a 20 de março

Na cadeia montanhosa do Parque Nacional Peneda-Gerês

Arcos de Valdevez | A Academia Desportiva de Arcos de Valdevez organiza, com o apoio Município de Arcos de Valdevez, a 20 de Março de 2022, pela segunda vez, o Soajo Trail. Um evento que pretende consolidar-se no universo da modalidade como diferenciador, tanto a nível de organização como de riqueza natural.

Soajo é pura magia, tem como cenário natural único e deslumbrante o Parque Nacional da Peneda-Gerês, com uma beleza paisagística inconfundível que vai querer descobrir e conhecer.

Este encanto da cadeia montanhosa do Parque Nacional Peneda-Gerês, tem vestígios de culturas milenares que se fundem com a paisagem natural da serra. Entre os cumes das montanhas e os vales, imperam os rios e riachos, as lagoas, a fauna autóctone e as raízes das tradições rurais.

Este evento terá como epicentro, e como o próprio nome indica, a pitoresca Vila do Soajo, mais precisamente o campo da feira junto à Eira do Penedo – Espigueiros de Soajo. Os atletas vão passar pelo carismático Santuário da Sra. da Peneda, pelos lugares da freguesia da Gavieira.

Atravessando o coração da Vila do Soajo com os seus monumentais Espigueiros, por entre trilhos, estradas ladeadas por montanhas e rios. Passando por Brandas e casarios, onde ao longo dos anos os habitantes desenvolveram as suas artes de pastoreio e cultivo.

Além da vertente competitiva, o Soajo Trail tem também uma forte componente lúdico desportiva, cultural e de turismo de natureza.

O Soajo Trail este ano tem uma novidade. Para além da Caminhada com 8km de dificuldade moderada, do Trail Longo com 35km e 1500 de desnível e do Trail Curto com 20km e 1000 de desnível, terá um Ultra Trail que será a prova rainha, com 50km e +/-2300 desnível.

Inscrições através do link: https://stopandgo.net/event/?id=696

Outros artigos