Ponte de Lima lamenta falecimento de Monsenhor José Gomes de Sousa

Ponte de Lima | O Município de Ponte de Lima lamenta profundamente o falecimento do Monsenhor José Gomes de Sousa, pároco das paróquias de Santa Maria dos Anjos e São Mamede de Arca, em Ponte de Lima.

Monsenhor José Gomes de Sousa, de 79 anos, carinhosamente tratado na comunidade como Padre Zé, foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata, a 28 de setembro de 1992, pelo seu trabalho pastoral em Ponte de Lima.

Nasceu em Grimancelos, no concelho vizinho de Barcelos, e a 30 de junho de 1968 foi nomeado Vigário Cooperador de Ponte de Lima, coadjuvando, na ocasião, o pároco padre Carlos Pinheiro. Em 1969, padre José Gomes de Sousa foi nomeado pároco de Santa Maria dos Anjos, em Ponte de Lima, e, em 1971, assumiu também a paróquia de São Mamede de Arca.

Monsenhor José Gomes de Sousa foi arcipreste de Ponte de Lima, onde desenvolveu um reconhecido trabalho pastoral, dando o seu contributo em várias instituições e mostrando-se sempre disponível para ajudar o próximo.

Homem de causas, de postura discreta, colaborou sempre com o Município de Ponte de Lima na melhoria do bem-estar da população que tanto o acarinhava e lamenta agora a sua partida.

O Município de Ponte de Lima reconhece e enaltece a sua missão em Ponte de Lima e manifesta o seu mais profundo pesar pela perda do sacerdote que acolheu a vila de Ponte de Lima como a sua e se tornou um homem da terra, conhecido e respeitado por todos, e envia as mais sentidas condolências à família, amigos, paroquianos e diocese de Viana do Castelo.