Ponte de Lima apresenta ao público o projecto “a mesa dos 4 abades”

O Município de Ponte de Lima apresentou no dia 5 de junho o projeto das Aldeias da Mesa dos 4 Abades, o qual inclui o novo Centro de Interpretação da Mesa dos Quatro Abades

Ponte de Lima | O Centro de Interpretação da Mesa dos 4 abades está localizado em Vilar do Monte, hoje Freguesias de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, sendo só esta última pertencia à ancestral tradição da Mesa dos 4 Abades.

A tradição da Mesa dos Quatro Abades, que se mantém desde o século XVIII, e mantém-se até aos dias de hoje. Consta em uma mesa em granito que se apoia no marco divisório das freguesias de Bárrio, Cepões, Calheiros e Vilar do Monte, realiza-se no terceiro domingo do mês de junho. A mesa é ladeada por quatro bancos também em granito, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia, agora os presidentes da junta de cada freguesia, sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos, consultando os populares, que se encontram ao seu redor.

O futuro Centro de Interpretação da Mesa dos 4 Abades, vai permitir descobrir trilhos, atividades de natureza, observação de animais selvagens, participar em atividades agrícolas e descobrir sabores únicos produzidos por mãos genuínas das gentes das Aldeias da Mesa dos 4 Abades.

Outros artigos