Passeio sénior

Monção | Passeio sénior realiza-se este fim-de-semana, 2 e 3 de junho, com a participação de cerca de 500 pessoas. Programa consta de visitas às localidades de Cúria, Luso, Buçaco, Fátima e Coimbra.
O passeio anual dedicado à população sénior do concelho realiza-se, este fim de semana, dias 2 e 3 de junho, com a participação de cerca de 500 pessoas, com idade igual ou superior a 60 anos, vindas de diferentes freguesias do concelho.
Este ano, a iniciativa, com dois dias de duração, consta de visitas às localidades de Cúria, Luso, Buçaco, Fátima e Coimbra. O jantar/ dormida é em Fátima, podendo os participantes assistir à missa e procissão de velas. Duas profissionais de saúde acompanham os idosos.
Além de proporcionar momentos de convívio e animação, o passeio sénior constitui uma iniciativa solidária e altruísta, cuja finalidade consiste em estimular a vida ativa e fortalecer a auto estima desta camada populacional. Procura ainda combater a situação de solidão e isolamento que acompanha o quotidiano de muitos idosos.
No dia 2, sábado, a saída do Largo da Estação está marcada para as 07h30, prevendo-se a chegada à Cúria pelas 10h30. Nessa localidade, decorre a visita ao Museu Underground, Caves Aliança e almoço/farnel no Parque Termal. Pelas 14h00, saída em direção ao Luso com passagem por Buçaco. Pelas 20h00, jantar/dormida em Fátima (missa e procissão de velas).
No dia seguinte, domingo, dia 3, pequeno-almoço nos respetivos hotéis com saída em direção a Coimbra pelas 10h00. Pelas 12h30, almoço em Coimbra (ou arredores) e, ao início da tarde, pelas 14h00, visita à zona da universidade e área ribeirinha. O regresso a Monção inicia-se pelas 18h00.
Crianças do Pré-Escolar aprendem enquanto brincam
Iniciativa “Dominó Castrejo” decorreu, ao longo do mês de maio, no Núcleo Arqueológico do Castro de S. Caetano, em Longos Vales.
Os serviços educativos da Câmara Municipal de Monção promoveram, ao longo do mês de maio, a iniciativa pedagógica o “Dominó Castrejo” que decorreu, durante a manhã e tarde, no Núcleo Arqueológico do Castro de S. Caetano, em Longos Vales.
Esta ação destinada às crianças do pré-escolar, constou de uma visita ao castro e ao centro interpretativo, onde os pequenos, com a ajuda das técnicas e professoras, tiveram a oportunidade de conhecer melhor a comunidade castreja, através de um jogo com perguntas sobre os usos e costumes daquele povo.
O Vereador da Cultura, Augusto Domingues, que acompanhou as crianças numa das sessões, sublinhou a importância deste género de atividades ao contribuir para o conhecimento, em tenra idade, da vivência dos nossos antepassados e da história do concelho. “É um dia diferente para as crianças que aprendem enquanto brincam” adiantou.
Nesta iniciativa, que vem no seguimento de atividades parecidas com o objectivo de divulgar o património construído do concelho, participaram 400 crianças dos jardins de infância de Segude, Tangil, Mazedo, Pias, Monção, Bela e Cortes e da Santa Casa da Misericórdia de Monção.