O inverno está servido em Paredes de Coura

De 26 e 27 de fevereiro  

Paredes de Coura | Feijoada de porco bísaro, salada de lentilhas e gratinado de bacalhau com grão e broa, arroz de grelos com morcela, chili com três leguminosas, bacalhau com grão-de-bico, entrecosto com favas, estufado de leguminosas e bife do lombo com leguminosas são alguns dos pratos com que Paredes de Coura convida para a mesa no fim de semana de 26 e 27 de fevereiro com “O inverno está servido”.

Numa estação em que o frio não tem sido muito, mesmo assim Paredes de Coura convida-o ao aconchego da boa mesa. Iguarias quase esquecidas e novas abordagens gastronómicas em torno dos sabores de inverno vão deliciar os sentidos e envolvê-lo num caloroso abraço. Albergaria, Barbaças, Constantino, Furão, Miquelina, Mouras, Restaurante Pizzaria Romântica e Xisto são os 8 restaurantes que aderiram a mais este fim de semana gastronómico, num território que sempre nos habituou à arte de bem servir quantos o visitam.

Em todos estes restaurantes as alternativas com pratos vegetarianos não foram esquecidas — feijoada de cogumelos ou hambúrguer vegetariano no prato, entre outros –, bem como deliciosas sobremesas como tarte de chícharo, bolo de espinafres com recheio de chocolate doce de amora, rabanadas, arroz-doce, pudim de ovos, maçã caramelizada e surpresa do Xisto, que fazem de “O inverno está servido” um fim de semana a não perder.

Receitas da Casa do Outeiro
Por estes dias, quem visita Paredes de Coura também pode conhecer as “Receitas da Casa do Outeiro” e conhecer os sabores requintados e surpreendentes daquele magnífico solar courense num trabalho de pesquisa de Sandra Fernandes. O lançamento do livro é na Casa do Conhecimento pelas 15h30 de sábado, seguido de degustação no Museu Regional.

Ainda neste fim de semana pode também assistir à peça de teatro “Estávamos para lá do tempo”, que as Comédias do Minho levam à cena na Caixa da Música, na noite de sexta-feira, 25 de fevereiro, pelas 21h00.

No espaço ao lado, a Caixa dos Brinquedos também nos desafia aos novos e estimulantes jogos para toda a família, com a iniciativa Jogos de Tabuleiro, na tarde de sábado.

“Pica e o Cristal Mágico” ou o desafio com que se debatem Tina e Téo para recuperar a pedra encantada das garras do Rei Bantur, dado que a floresta está seca e todos os animais correm perigo é a comédia infantil para o sábado e domingo para quem passa pelo Centro Cultural à procura das melhores propostas cinematográficas para os mais novos.

Mas não se esgotam por aqui as propostas para “O inverno está servido”, com o Largo Hintze Ribeiro a receber na manhã de sábado o mercado de velharias e usados “100 utilidades”, enquanto numa visita ao Museu Regional podem apreciar a exposição permanente “Impressão Digital em Terras de Coura”, bem como as Evocações do Mundo Agrícola, a Casa Tradicional e a Sala de Arqueologia.

 

Outros artigos