José Carpinteira apresenta a sua candidatura à Câmara Municipal de Valença

Pelo Partido Socialista com o lema “Valença Novo Rumo”

Valença do Minho | Realizou-se na passada sexta-feira, dia 30 de julho de 2021, na Avenida da Estação, em Valença a Apresentação da Candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Valença, com José Carpinteira a encabeçar uma lista que tem por lema “Valença Novo Rumo”.

Numa avenida completamente repleta de apoiantes, com cerca de meio milhar de pessoas, criando uma impressionante atmosfera de crença na mudança, José Carpinteira apresentou a sua lista à Câmara Municipal; José António Cerqueira, candidato à Assembleia Municipal; assim como os candidatos do Partido Socialista às Assembleias de Freguesia do concelho de Valença.

A sessão contou, ainda, com a participação de José Luís Carneiro, Secretário-Geral Adjunto do Partido Socialista, Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, Miguel Alves, Presidente da Federação Distrital do Alto Minho, Marina Gonçalves, Secretária de Estado da Habitação, entre outros muitos ilustres dirigentes locais, distritais e nacionais socialistas.

O protagonista da candidatura do Partido Socialista a Valença, nas vindeiras eleições autárquicas, José Carpinteira realçou que “Esta é uma alternativa de esperança! Mobilizadora da sociedade, dos agentes socieconómicos e das forças vivas da nossa comunidade.”

Prosseguiu enunciando algumas das prioridades do seu projeto político para o concelho: “Diligenciar em conjunto com o Ministério da Saúde e com a ULSAM um plano de intervenção no Centro de Saúde de Valença tendo em vista a sua requalificação, alargamento de horários para posteriormente alcançar a reabertura do Serviço de Urgências durante 24 horas por dia.

(…) Fortalecer e alargar a rede de equipamentos sociais do concelho. (…) Tudo faremos para devolver a gestão da água ao Município, solicitando de forma responsável, sem demagogias, um estudo financeiro e jurídico fundamentado sobre a reversão desta parceria. Devolveremos depois a palavra aos valencianos para decidir o passo a dar para resolver o problema criado pela maioria PSD em Valença”.

De seguida, o candidato socialista assumiu o compromisso de “valorizar os recursos naturais e criar o Parque Verde da Cidade, entre a Nª Srª da Cabeça e a Ponte Internacional” e exteriorizou a ambição da “criação de uma praça central na zona entre o Jardim Municipal e o antigo Campo da Feira, que seja ponto de encontro dos valencianos numa das zonas mais nobres da cidade.”

A juventude valenciana terá um enfoque particular no programa de governação de José Carpinteira e do Partido Socialista, assegurando que “Emprego, Habitação e Residência Universitária serão três vetores fundamentais no nosso projeto político para a fixação dos jovens no nosso concelho.”

E terminou a sua intervenção num apelo aos valencianos: “Por isso tenho este sonho. Um sonho à medida da ambição de cada um de vós. À medida da ambição coletiva dos valencianos. E como disse Fernando Pessoa, «o homem sonha, a obra nasce».

Temos tanto para sonhar e muito para fazer. E sabemos que unidos e focados no superior interesse de Valença concretizaremos um projeto que vai de encontro às vossas legítimas aspirações e expetativas!”

Antes disso, o Presidente da Federação Distrital de Viana do Castelo do PS Miguel Alves expressava a sua admiração por José Carpinteira referindo que “Como munícipe de Caminha, aprendi a admirar o trabalho que José Manuel Carpinteira fez em Vila Nova de Cerveira. Já era um autarca modelo ainda eu nem sonhava ser autarca!”.

O ato do dia 30 de julho de 2021, na Avenida da Estação.

Já o candidato socialista à Presidência da Assembleia Municipal de Valença José António Cerqueira afirmou que “Valença, nos últimos anos e devido a uma política muito pobre, tem vindo a perder para os concelhos vizinhos. Valença vale muito mais do que aquilo que temos agora. Valença merece muito mais! Tenho a forte convicção de que é este projeto do PS, com José Carpinteira, que tem o motor que permite o arranque para o desenvolvimento e para a afirmação que a nossa terra merece!”, continuou.

José Luís Carneiro, Secretário-geral Adjunto do Partido Socialista, manifestou a confiança do partido numa grande vitória em Valença, nas eleições de 26 de setembro: “A ele (José Carpinteira) quero transmitir o abraço do Secretário-Geral do PS e Primeiro-Ministro, António Costa, que não podendo estar aqui connosco transmite confiança na tua vitória!”.

Seguiu-se o Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues, que puxou dos galões de alto-minhoto, para empolgar as várias centenas de apoiantes da candidatura, num discurso emotivo com rasgados elogios: “Foi com autarcas como José Manuel Carpinteira que eu aprendi a importância do poder local democrático. Valença tem agora uma oportunidade! E tem uma oportunidade porque o Carpinteira disse presente. A sua equipa disse presente!”.

Também intervieram o Mandatário Jovem da Candidatura, Filipe Gonçalves, e o Mandatário da Candidatura José Luís Serra que mostraram a sua satisfação pela qualidade das listas que o Partido Socialista apresenta às eleições autárquicas, em Valença, manifestando o seu apoio incondicional a José Carpinteira e ao Partido Socialista tendo em vista a vitória a 26 de setembro.

Foi um momento de grande mobilização dos valencianos em torno da candidatura de José Carpinteira e do Partido Socialista, dando um impulso fundamental para a ambição de construir um Novo Rumo para Valença!

Outros artigos