Já abriram as candidaturas para as Bolsas de Estudo em Valença

A Câmara Municipal pretende investir 50 mil euros neste programa social 

Valença | As candidaturas às bolsas de estudo em Valença, abriram, hoje segunda-feira, 24 de outubro e prolongam-se até 2 de dezembro, para os jovens do concelho a frequentar o ensino superior.

Esta medida social, promovida pela Câmara Municipal de Valença, pretende apoiar os alunos economicamente mais carenciados que, tendo adequado aproveitamento escolar, se vêem impossibilitados de prosseguir os estudos de nível superior por falta dos necessários meios económicos.

A Câmara Municipal pretende investir 50 mil euros neste programa social. A autarquia ajustou recentemente o Regulamento das Bolsas de Estudo de modo a aperfeiçoar as regras de atribuição e a beneficiar quem verdadeiramente precisa.

A atribuição da bolsa tem por base a média de cada ano, o rendimento do agregado e o respetivo património bem como a distância entre a residência e o local de estudo.

O valor máximo de cada bolsa será de 150 euros e pode ser acumulada com as bolsas atribuídas pelas respectivas universidades desde que as duas juntas não superem o valor do ordenado mínimo nacional

Como se candidatar às Bolsas de Estudo?
As candidaturas deverão ser formuladas diretamente nos Serviços de Ação Social do Município de Valença, na rua Dr. Ilídio do Vale, na Fortaleza. Poderá obter mais informações no site: www.cm-valenca.pt/bolsas-estudo , ou através do tlf. 251 249 487 ou do e-mail: asocial@cm-valenca.pt

Bibliomóvel regressou às Escolas
Este serviço regressou e as primeiras escolas a recebê-lo foram a EB1 de Arão, o Jardim de Infância também de Arão, o Jardim de Infância de Fontoura, a EB1 de Gandra e o Jardim de Infância de Gandra.

Ao longo deste ano a Câmara Municipal investiu mais de 4200 euros no reforço e substituição do fundo documental do Bibliomóvel de modo a torná-lo mais atual e atrativo para os alunos.

Esta iniciativa contou com o apoio da DGLAB -Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas . O Bibliomóvel funciona como biblioteca itinerante, com um serviço destinado à promoção do livro e da leitura, sobretudo, junto das escolas de 1.º ciclo e pré-escolar.

O Bibliomóvel de Valença conta já com 22 anos de vida num serviço de biblioteca itinerante que já atravessou várias gerações de estudantes valencianos e tudenses, uma vez que este serviço chegou a visitar algumas escolas de Tui. Ao longo dos últimos três anos o serviço de bibliomóvel foi substituído pelos baús de livros em virtude da situação pandêmica.

A Câmara Municipal pretende, ainda, capacitar e reforçar mais a atuação do Bibliomóvel e para o efeito vai concorrer ao programa PADES (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços) no âmbito da RIBAM (Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho) tendo em vista a criação de uma rede intermunicipal de bibliotecas itinerantes.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos