IX Encontro Galaico Minhoto no Mosteiro de Sanfins em Valença

Este domingo 4 de setembro

Valença | O Mosteiro de Sanfins, em Valença, recebe o regresso do emblemático Sanfins Medieval – IX Encontro Galaico Minhoto, domingo, 4 de setembro.

Esta edição do Sanfins Medieval – IX Encontro Galaico Minhoto, é uma iniciativa que pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular.

A jornada medieval começa às 16h00 com um atelier de pintura no Claustro do mosteiro que contará com a participação de vários pintores da região. Segue-se a recriação e explicação da confeção do Anho à Sanfins com arroz do pingo no forno a lenha, que decorrerá na Casa da Eira do Mosteiro.

Para as 18h00 está programada uma visita guiada ao Mosteiro e à Cerca da Quinta a cargo do historiador Narciso Serra.

Ponto alto do evento será a Ceia Medieval (por marcação prévia), com o célebre Anho à Sanfins assado nos fornos de lenha, com arroz do pingo, acompanhado dos bons vinhos da região. Como boa ceia galaico minhota não pode faltar as famosas empanadas e os Caldos do Couto.

Para as 21h00 está programado o espetáculo “Música na Capela” com o grupo Eishan Ensemble, na igreja do mosteiro. Segue-se às 22h00 o concerto “Sons do Couto” a cargo do grupo Luar do Minho.

O IX Encontro Galaico Minhoto encerra com a tradicional Queimada Galega, onde não faltará o “Conxuro”, as meigas, os misticismos e muita tradição.

A iniciativa é da Associação Cultural e Artística Luar do Minho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins. A participação na ceia implica uma pré-inscrição para os telefones (+351) 251 823 068 ou 965 405 545.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos