Festivinhão regressou aos Arcos de Valdevez

Os dias 3,4 e 5 de junho

Arcos de Valdevez | A edição do FESTIVINHÃO foi nos dias 3,4 e 5 de junho, no Jardim dos Centenários, em Arcos de Valdevez.

Este festival enoturístico, organizado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez.

Com o sucesso dos anos anteriores, este foi o ano de consolidar o evento, como um evento familiar onde todos se divirtam, após dois anos de interrupção por causa da Pandemia Covid-19.

Sendo este um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e no qual se pretende celebrar a Casta Vinhão, à semelhança do que já tem acontecido em outras edições, a Seleção do FESTIVINHÃO Vinho do Ano volta a ter um lugar de destaque.

A eleição do ‘FESTIVINHÃO’22 Vinho do Ano’ contou com um grande prémio para o Vinho Verde de casta Vinhão, e a seleção do ano para as categorias de Vinho Verde Tinto, Branco, Rosé, Espumante Tinto e Branco. Há ainda lugar para uma seleção dos vinhos de Arcos de Valdevez, nas mesmas categorias, com exceção dos espumantes, que têm uma categoria genérica.

O templo da Senhora da Peneda, foi elevado a santuário, em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, falecido recentemente.

Datado do século XVIII, o santuário da Senhora da Peneda, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, por um grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

Para a diocese, trata-se de “um dos monumentos marianos mais notáveis” do distrito de Viana do Castelo e, “pela sua antiguidade, dos mais venerados em todo o Alto Minho, estendendo-se o seu prestígio e influência à vizinha região autónoma da Galiza, em Espanha”.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos