Festejos da Romaria de Nª. Sra. da Peneda 2022 em Arcos de Valdevez

Do dia 3 ao 6 de setembro

Arcos de Valdevez | De 31 de agosto a 8 de setembro, decorre a Romaria de Nª. Sra. da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, uma festividade de cariz religioso e cultural, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional.

Este ano as celebrações em honra de Nª. Sra. da Peneda tem um programa cultural onde se destaca, no sábado, dia 3 de setembro, a inauguração do elemento escultórico e da exposição “A Árvore”; a apresentação do Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda e o concerto “Músicas à Senhora”, com a atuação de Helena Sarmento.

Este programa é também preenchido com várias celebrações religiosas, desde Eucaristias em Português e Castelhano; Procissões e Orações de Vésperas; Orações de Laudes; Via Sacra e Exposição do Santíssimo; e o “Hino Akathistos em Honra da Virgem, Mãe de Deus. Este ano as celebrações serão presididas pelo Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador.
No dia 5 irá decorrer a Eucaristia em Castelhano, presidida pelo Bispo de Tui-Vigo, D. Luís Quinteiro Fiuza; e a Bênção de Gaitas de Foles no Santuário e no dia 6 irá decorrer a Bênção de Concertinas no Santuário e o tradicional Baile Popular.

Esta é uma celebração religiosa muito importante para o concelho de Arcos de Valdevez, para os arcuenses e para os muitos devotos e visitantes, não só pela sua essência religiosa e contemplativa, como também pelo notável património arquitetónico e histórico, desde o Santuário ao monumental escadório e as suas 20 Capelas temáticas, todos eles pontos de passagem obrigatórios, que associados às magnificas paisagens naturais, fazem da Peneda, um destino turístico de exceção, no itinerário de Arcos de Valdevez e no Parque Nacional Peneda Gerês.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos