Festa do Emigrante em Paredes de Coura

Esta segunda e terça-feira do 8 e 9 de agosto

Paredes de Coura | Integrada nas Festas do Concelho, Paredes de Coura dedica esta segunda e terça-feira aos filhos da terra que um dia deixaram as suas raízes na procura de uma vida melhor. Assim, já esta segunda-feira à noite há a 3ª Descida do Emigrante em carrinhos de rolamentos (21h00), deixando para amanhã a tradicional Festa do Emigrante no Museu Regional (20h00).

Com a descida da estrada de Sequeirô à Avenida de Cenon, esta 3ª Descida do Emigrante promete mais uma vez muito entusiasmo entre quantos assistem à descida destas máquinas que são um verdadeiro desafio à criatividade na construção, mas também às muitas peripécias ao nível da condução num percurso íngreme.

Por sua vez, a Festa do Emigrante volta a encher de alegria e afetos o Museu Regional, permitindo o reencontro de amigos e familiares neste regresso à sua terra para a confraternização entre as suas gentes. Para além dos petiscos tradicionais, neste reencontro com as suas raízes a música também faz parte desta receção de boas-vindas para com estes filhos da terra com os quais Paredes de Coura mantém uma dívida de gratidão e reconhecimento. Assim, este reencontro dos filhos de Coura vai ser animado pela música ao vivo de Sávio Pinho, mas também pela Rusga dos Courenses em Paris.
Cortejo Histórico

Recorde-se que as Festas do Concelho prolongam-se até 14 de agosto, este ano com a particularidade de contemplar o Cortejo Histórico, a 13 de agosto, um sábado, num programa que envolve as habituais iniciativas com que ano após ano celebramos estas festividades que são uma referência da nossa identidade courense, como o Dia do Concelho, o Festival de Folclore, as Bandas de Música, os Grupos de Bombos e os muitos arraiais que nos permitem conviver, reviver amigos e reencontrar todos aqueles que procuraram noutras paragens uma vida melhor.

O Cortejo Histórico que vai percorrer a nossa vila traz-nos à memória os aspetos mais relevantes da nossa história comum, desde a Terra de Coyra até aos nossos dias, percorrendo marcos importantes como a concessão do Foral do Concelho, a constituição da Comarca de Paredes de Coura, os Combates da Travanca, mas também recordando figuras relevantes no plano local e nacional como Frei Redento da Cruz, Miguel Dantas, Narciso Alves da Cunha e Aquilino Ribeiro. Neste quadro histórico figurado, o nosso Cortejo Histórico também recorda o 25 de Abril de 1974 através de registos fotográficos, num desfile que vai ter cerca de 200 figurantes vestidos com roupa da época, ao que se juntam carros alegóricos alusivos a Aquilino Ribeiro, à Caixa dos Brinquedos, à Caixa de Música e ao Festival.

Noite de Fados com Katia Guerreiro
Quanto ao restante programa, a 10 de agosto celebra-se o Dia do Concelho. Dia em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa do Dia do Concelho é no Salão Nobre dos Paços do Concelho e à noite há a habitual Noite de Fados com Katia Guerreiro, no adro da Capela do Espírito Santo.

O Festival de Folclore, a 12 de agosto, traz este ano ao Largo Hintze Ribeiro o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Poiares (Ponte de Lima), Associação do Grupo Folclórico de Macada (Vimieiro, Braga), Rancho Folclórico de Sopo Sopo (Vila Nova de Cerveira) e Grupo Etnográfico da Associação de Paredes de Coura, enquanto a noite se prolonga com o grupo musical Fator Jota, no Largo 5 de Outubro.

Neste mesmo local, na noite de 11 de agosto há Hugo Band, enquanto a noite do dia 13 nos reserva os Kalhambeke, num programa das Festas do Concelho ao qual não faltam as Bandas de Música de Vilela e Pevidém, bem como o ribombar dos tradicionais grupos de bombos, como os Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada (Romarigães) e Amigos da Borga (Fafe).

Outros artigos