Feira do Livro de Valença

Entre o 10 e o 14 de maio

Valença | O Jardim Municipal recebe a edição de 2023 da Feira do Livro de Valença, entre 10 e 14 de Maio, com a presença de editoras, escritores portugueses e galegos, concertos, teatro e muito mais.

Durante cinco dias está lançado o desafio para vir ao Jardim Municipal descobrir as mais recentes novidades editoriais, esfolhear e comprar, a preços mais acessíveis, com descontos sobre o preço de capa, bem como vivenciar um diversificado programa de animação cultural complementar.

A programação da feira arranca com as sessões de teatro de marionetas de Mandrágora “História de um gato e um rato que se tornaram amigos”, às 10h00 e as 14h00 de quarta, quinta e sexta-feira, dedicadas sobretudo aos alunos das escolas básicas do primeiro ciclo do concelho. Sexta-feira, 12 de maio, às 21h30 é a vez do concerto do quinteto Fora da Pauta, da Academia de Música Fortaleza de Valença.

Sábado a programação contará com sessões da peça de teatro de marionetas “Historiar”, às 11h00 e às 15h00 e de uma sessão de “Yogar com Histórias” com Manuela Fernandes. Para as 18h00 está programada a presença da escritora galega Marga do Val num momento que pretende evocar o já próximo Dia das Letras Galegas.

Marga do Val, poeta, ensaísta, tradutora, novelista, possui vasta obra publicada em galego. Uma das suas obras “A cidade sen roupa ao sol” é um livro de poesia social com tantas referências à alma da sociedade tudense e valenciana, com as trapicheiras, os bombeiros, a ponte internacional… como protagonistas.

Para as 21h30 de sábado está agendado o concerto do trio Ponto de Encontro.

Domingo, entre as 10h30 e as 12h00 estão previstas atividades de pinturas faciais e animação infantil. Para as 15h30 está agendado o lançamento do livro “Barras da Minha Saia: quase um Diário II”, da escritora, nascida em Valença, Maria José Areal e que contará com um momento musical levado a cabo pela Academia de Música Fortaleza de Valença.

A Feira do Livro pretende ser um ponto de encontro cultural que a Câmara Municipal está empenhada em institucionalizar, após ter sido recuperada, em 2022, para a agenda anual de eventos do concelho.