‘Encontro com Ciência’ em Paredes de Coura

Os dias 27 e 28 de maio

Paredes de Coura | “As alterações climáticas à luz da Física”, “Hidrogénio o vetor energético do futuro”, “A Evolução do Espaço em Portugal” e “O Conhecimento como base da Democracia” são algumas das comunicações que vão ser apresentadas no primeiro ‘Encontro com Ciência’, que na próxima sexta-feira e sábado, 27 e 28 de maio, vai ter lugar no Centro Cultural de Paredes de Coura sob o tema “A Terra no Universo e nós na Terra”.

Reconhecidos nomes da Universidade e da investigação, como Alexandre Quintanilha, Carlos Fiolhais, Ricardo Conde, Daniela Falcão, Paulo Maurício, Rui Moura e Joana Moscoso, são os convidados deste ‘Encontro com Ciência’ promovido pelo Município de Paredes de Coura e pelo Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, através do grupo de Física e Química, e do Clube Ciência Viva na Escola – SOS Terra.

Nesta iniciativa dedicada a estudantes e professores, para além das comunicações o primeiro ‘Encontro com Ciência’ também contempla exposições temáticas, workshops, visitas a espaços tecnológicos e de proximidade com a natureza existentes no concelho de Paredes de Coura, bem como a observação noturna de astros.

Todas as atividades são gratuitas, mas carecem de inscrição através das seguintes ligações: https://forms.office.com/r/sBkQ4yp3NU (professores e público em geral) e https://forms.office.com/r/LPMMQ4gZda (escolas).

As palestras de dia 28 de maio, sábado, são consideradas para certificação como Ação de Curta Duração (ACD), nos termos do artº 3º e 5º do Despacho no 5741/2015 de 29 de maio, e tidas como relevantes para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) e progressão na carreira.

As palestras e exposições temáticas decorrerão no Centro Cultural de Paredes de Coura. As restantes atividades têm lugar na Caixa do Brinquedo e Elevadora.

O primeiro ‘Encontro com Ciência’ também pode ser acompanhado em https://fb.me/e/3cfyghupt

Plano de atividades:
27 maio (sexta-feira)
10h30 ‘Hidrogénio o vetor energético do futuro’, Daniela Falcão, FEUP
12h00 ‘Da Idade da Magia a Galileu’, Paulo Maurício, FCUP
14h00 ‘A Evolução do Espaço em Portugal’, Ricardo Conde, Portugal Space
15h30 ‘Geologia: Uma Ciência da Terra e do Espaço, Rui Moura, FCUP
21h00 ‘Geofísica da Lua e outras Ciências Espaciais, Rui Moura, FCUP
‘Observação noturna’, pelo Centro de Ciência Viva de Braga.

28 de maio (sábado)
9h30min ‘O Conhecimento como base da Democracia (Desafios atuais climáticos, de saúde e trabalho)’, Alexandre Quintanilha, Presidente da CPEC
11h00 ‘As alterações climáticas à luz da Física’, Carlos Fiolhais, UC
12h00 ‘Divulgar ciência’, Joana Moscoso, Native Scientis

Atividades destinadas a crianças
28 de maio (sábado)
(todas as atividades são gratuitas, com acompanhamento de um adulto)
9h00 – Caixa do Brinquedo (Espaço LEGO): Histórias da Lego
11h00 – Caixa do Brinquedo (Espaço LEGO): Episódios de Ciência
9h00 – Espaço Maker: Plásticos – uma nova perspetiva
11h00 – Espaço Maker: Carrinho Solar STEAM

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos