Cerveira acolhe reunião internacional do projeto “Resilieurope”

Tem como temas centrais o futuro de Europa no pós Covid-19 

Vila Nova de Cerveira | O Município de Vila Nova de Cerveira vai acolher, entre 1 e 3 de dezembro, o 5º encontro do projeto europeu: “Resilieurope – European Citizens, Islands, Territories and Resilience”, onde terá a oportunidade de dar a conhecer a realidade socioeconómica do concelho alto-minhoto.

Este projeto integra 20 parceiros, entre os quais o Município de Vila Nova de Cerveira, de 13 países que representam diferentes contextos territoriais europeus. Uma oportunidade de mostrar as diferenças e potencialidades territoriais, desde o extremo Norte da Europa, passando pelo Mediterrâneo, Atlântico e Ilhas.

Durante a reunião internacional serão debatidos diferentes temas, nomeadamente, o “Futuro da Europa: como superar positivamente eventos traumáticos. A experiência de Portugal” e a “A resiliência das cidades e da sociedade civil para lidar com as mudanças climáticas”.

O primeiro pretende refletir sobre os últimos dois anos e partilhar a forma como Portugal lidou com a situação pandémica, mostrando como o Governo, as instituições e a população enfrentaram a pandemia da Covid-19 e quais foram os principais problemas e as repercussões na sociedade e na vida dos cidadãos portugueses.

Já o segundo tema tem como foco o Pacto Ecológico Europeu, as questões das mudanças climáticas e o que a União Europeia está a fazer a esse respeito. Recorde-se que a Comissão Europeia adotou um conjunto de propostas para garantir que as políticas da União Europeia em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade sejam capazes de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

Tendo isto como premissa, o Município de Vila Nova de Cerveira lançou o convite ao Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira para os jovens participarem e intervirem nesta reunião, partilhando a sua perspetiva sobre o tema em análise. O debate vai realizar-se no dia 2 de dezembro, no Auditório José Manuel Carpinteira do Fórum Cultural de Cerveira.

Financiado pelo programa “Europe for Citizens”, o “ResiliEurope – European Citizens, Islands, Territories and Resilience” tem como objetivo promover a solidariedade e a compreensão recíproca entre os diferentes modelos territoriais, com diversas economias e particularidades, procurando encontrar uma resposta comunitária e uma partilha comum dos valores fundadores da comunidade europeia, particularmente em contexto pandémico.

Pretende, ainda, contribuir para construir pontes de cooperação nas soluções entre territórios europeus de pequena dimensão que lutam com os mesmos desafios. É visado o empoderamento das autoridades locais e das associações de cidadãos, com o objetivo de debater e promover a coesão territorial da União Europeia, assente em princípios de resiliência e solidariedade entre todos.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos