Cerveira: a “Arte do Natal”

Com teatro e concerto para a família
Vila Nova de Cerveira propõe uma programação de cariz familiar para o fim-de-semana que antecede o Natal.

Vila Nova de Cerveira | Vila Nova de Cerveira propõe uma programação de cariz familiar para o fim-de-semana que antecede o Natal. No âmbito da programação ‘Cerveira: A Arte do Natal’, no sábado, 18 de dezembro, às 21h30, sobe a palco no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves a peça de teatro ‘O Presente Inesperado’ pela Companhia Porta de Cena e no domingo, 19 de dezembro, às 16h00, a Igreja Matriz acolhe o Concerto de Natal dinamizado pela Academia de Música Fernandes Fão.

Atividades com entrada livre, mas sujeitas às recomendações de prevenção da Direção Geral de Saúde (uso de máscara, desinfeção das mãos e distanciamento social) e apresentação de certificado de vacinação válido ou de teste Covid-19 negativo.

O conto de Natal ‘O Presente Inesperado’ aborda a história de “uma velha casmurra e resmungona que vivia desde sempre sozinha no seu Castelo (…) assim o queria e vivia feliz à sua maneira”.

No entanto, “certo dia recebe uma carta do Tribunal a informar que a sua prima afastada teria de cumprir pena de prisão e sendo ela a única parente viva, teria, portanto, de acolher em sua casa a sua filha menor a seis meses do Natal”.

Eis que surgem muitas questões: “E agora como vai ser? Será que a menina e a velha vão conseguir sobreviver até lá? Poderá a velha casmurra transformar-se numa velhinha adorável?”. As respostas são dadas ao longo de 45 minutos de espetáculo teatral, no qual pais e filhos, avós e netos vão querer conhecer o final imperdível e inesperado.

Para a tarde de domingo, 19 de dezembro, a sugestão do Município de Vila Nova de Cerveira é de usufruir de um belo Concerto de Natal, na Igreja Matriz, interpretado por cerca de quarenta elementos da Academia de Música Fernandes Fão.

Com uma formação versátil, este espetáculo inicia às 16h00, com vozes solistas, coro e vários instrumentos de sopro, cordas e percussão, oferecendo um repertório natalício de diferentes épocas e estilos.

De sublinhar que ao longo deste fim-de-semana, a Casa do Pai Natal instalada em pleno centro histórico continua de portas abertas (sábado das 10h00 às 22h00 e no domingo das 10h00 às 20h00), com o ‘Senhor das Barbas Brancas’ disponível para ouvir os pedidos das crianças e registar fotograficamente esse momento para mais tarde recordar.

Outros artigos