Cerimonia de abertura do Corta-Mato Nacional Escolar em Valença

Com mais de 1.000 participantes no Pavilhão Municipal

Valença | O Pavilhão Municipal de Valença encheu, na passada sexta-feira, para receber a Cerimónia de Abertura do Corta-Mato Nacional Escolar. Mais de 1.000 participantes deram um colorido especial a esta fantástica festa do Desporto Escolar.

Depois de uma paragem de dois anos, devido à pandemia Covid-19, a vontade de realizar esta prova do calendário do Desporto Escolar era enorme e a cerimónia de abertura não defraudou.

O ato começou com um arrepiante minuto de silêncio em homenagem ao povo ucraniano e, de seguida, tomou a palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, o Diretor Geral da Direção-Geral de Educação (DGE), José Vítor Pedroso e João Gonçalves, Diretor Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). José Manuel Carpinteira deu as boas-vindas aos cerca de 1000 intervenientes que participam nesta prova dizendo “sintam-se em casa, porque aqui vivemos sem fronteiras”.

Seguiu, explicando que “educação, desporto e juventude são três áreas de forte aposta do Município e a realização desta iniciativa enche-nos de orgulho mas também de muita responsabilidade”. Terminou expressando o desejo de que esta experiência seja marcante para as vidas de todos os participantes”.

A cerimónia contou com atuações da Academia de Música Fortaleza de Valença; ADEIXA – Associação de dança do Eixo Ibêro-Atlântico; Trial Bike Portugal e Escola Desportiva de Viana – Secção de Patinagem.

Recorde-se que Valença recebe, este fim-de-semana, alunos das Coordenações Regionais do Desporto Escolar do Norte, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve, destaca-se a participação dos alunos da região autónoma dos Açores, que assim se juntam a esta prova, uma das grandes festas do Desporto Escolar e do desporto nacional.

O Corta-Mato Nacional Escolar é uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar. De destacar a importância que o mesmo teve para alguns atletas referência no contexto do desporto nacional como é o caso da Marta Pen ou Patrícia Mamona.

Esta competição é organizada pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Norte, sob a égide da Direção-geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, com a colaboração da Câmara Municipal de Valença.