Campanha conjunta “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”

Impulsada pelo CIM Alto Minho

Viana do Castelo | A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em articulação com os 10 municípios da região, o CDOS (Comando Distrital de Operações e Socorro) de Viana do Castelo e o Banco Alimentar de Viana do Castelo, prepara-se para lançar uma campanha de solidariedade à escala intermunicipal, a favor do povo ucraniano, que incluirá, numa primeira fase, a recolha de bens essenciais e a identificação de alojamento temporário.

Sob o lema “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, esta campanha está a ser ultimada entre todos, prevendo-se que seja lançada no decorrer da próxima semana.

Os bens que serão objeto de recolha correspondem às indicações que foram dadas pelo Consulado da Ucrânia, no Porto. Os municípios do Alto Minho estão já a fazer um inventário base de disponibilidade de alojamento temporário para refugiados (isolados e/ou de grupos/famílias).

Neste momento, respondendo ao apelo da Cruz Vermelha Portuguesa, a prioridade é a angariação de fundos que reverte para o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), cujos elementos, ao abrigo do Direito Internacional Humanitário, se encontram em território ucraniano a prestar apoio direto às pessoas vítimas do conflito. As doações podem ser feitas online, através do site icrc.org ou do IBAN do Comité Internacional da Cruz Vermelha: CH25 0024 0240 C012 9986 5.

Outra intenção de colaboração poderá passar pela utilização da plataforma criada pelo Governo Polaco (https://pomagamukraine.gov.pl/), para responder ao elevado número de movimentos voluntários de solidariedade por parte da sociedade civil, de Organizações Não Governamentais e também dos municípios e promover uma entrega coordenada desta ajuda humanitária.

Toda a informação sobre a campanha “Alto Minho Solidário – Missão Ucrânia”, assim como as ações que serão dinamizadas à escala intermunicipal, estarão centralizadas e serão divulgadas no site da CIM Alto Minho, em www.cim-altominho.pt e redes sociais.

Mais informação sobre a dinamização desta iniciativa apoiada e promovida à escala municipal pelos 10 municípios que compõe esta Comunidade Intermunicipal poderá ser obtida através de um canal de comunicação criado para o efeito também disponível no site da CIM e dos municípios.

Outros artigos