Caminha leva docentes a Bolonha (Itália) para curso de formação

No marco do Programa Erasmus + do Agrupamento de Escolas

Caminha/Caminha 2000 | Dando continuidade à participação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, iniciado no ano letivo passado, um grupo de 4 professores esteve presente na cidade de Bolonha, Itália, para participar e desenvolver uma ação de formação no âmbito das Novas Tecnologias “Making the Most of New Technologies, Apps and Social Media in the Classroom”

Nessa ação, os professores portugueses puderam partilhar as suas experiências e expectativas relativamente ao papel que as novas tecnologias podem ter no ensino. Também foi possível conhecer aquilo que os professores de Espanha, Alemanha, Grécia e Letónia consideram sobre o assunto e como aplicam estas ferramentas na sua vida profissional.

Em termos gerais, todos consideram que as novas tecnologias têm um grande potencial no fomento do ensino de qualidade, não descurando, no entanto, a necessidade de haver uma grande maturidade para as utilizar da melhor maneira possível, sob pena de se tornar um problema na vida escolar.

Em complemento à formação científica que os professores tiveram de realizar, o programa Erasmus também proporciona momentos culturais de grande enriquecimento pessoal. Deste modo, estes professores puderam conhecer os principais pontos de interesse da cidade de Bolonha, tanto ao nível da arquitetura ímpar da cidade, como a excelente gastronomia italiana. No âmbito cultural, foi possível a realização de uma visita à bela cidade de Florença (ou será melhor defini-la como “Cidade da Arte Plena”). Uma cidade de grande esplendor, verdadeiramente impactante para o visitante.

Por fim, é de registar o grande investimento que é feito para a concretização deste projeto, de promoção de laços entre diferentes culturas europeias. Este estreitamento de relações será, portanto, o caminho para uma sociedade de paz e de harmonia entre os povos.