Arquivo de Valença recebeu o nome de Alberto Pereira Castro

Primeiro ato público das comemorações dos 25 anos deste equipamento

Valença | O Arquivo Municipal de Valença recebeu no passado sábado, dia 7 de maio, o nome de Alberto Pereira de Castro, no primeiro ato público das comemorações dos 25 anos deste equipamento.

Após o descerramento do novo nome, na fachada principal do edifício, decorreu, no salão nobre, a sessão solene com apresentação do último livro do Major Alberto Pereira de Castro, “A verdadeira história da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Valença do Minho”.

No ato o Presidente da Câmara, José Manuel Vaz Carpinteira, salientou que ”o Major Alberto Pereira de Castro deixou a Valença e aos valencianos um importante legado e este gesto é um reconhecimento justo e merecido a quem deu tanto a esta terra. Associar o seu nome ao Arquivo Municipal reconhece o papel pioneiro que teve na criação e dinamização desta estrutura que celebra já 25 anos de vida”.

A Eduarda e Gaspar, filhos do Major Pereira de Castro, coube dar os testemunhos da família sobre a vida pública e a obra do Major Pereira de Castro, mas também traçar o perfil do homem de família.

A Pinto Neves coube a apresentação pública do novo livro, um importante trabalho de investigação histórica que foi ‘beber’ no valioso arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Valença.

Para o Provedor da Santa Casa este trabalho abre novas luzes sobre as origens desta instituição secular e o seu papel na sociedade valenciana, ao longo dos séculos, na saúde, no apoio social, no ensino, na vida religiosa, traçando com detalhe as inúmeras instituições e valências que, a partir da Santa Casa da Misericórdia, foram criadas.

Outros artigos