Arcos de Valdevez abre abrigo de montanha na Senhora da Peneda em maio

Com um investimento de mais de 116 mil euros

Arcos de Valdevez | Um investimento de mais de 116 mil euros que serviu para reconverter um dos antigos quartéis do santuário de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, em abrigo de montanha, terá conclusão a 08 de maio, será o dia da inauguração do novo espaço pois este é também o dia do Parque Natural da Peneda-Gerês

O projeto, resulta de uma parceria entre a autarquia e a Confraria de Nossa Senhora da Peneda, e foi anunciado em julho de 2021, onde se previa “a criação de camaratas, espaços destinados a instalações sanitárias e copa”.

O santuário terá a capacidade de 28 pessoas repartidas por duas camaratas e será dotado com um espaço que permita alojar os romeiros da Peneda, da via Mariana, os turistas e os montanhistas que façam a travessia do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) ou escolham o local para prática de escalada e outras atividades de montanha.

Segundo a autarquia, o projeto prevê aumentar a oferta ao nível do alojamento dentro da área do PNPG, contribuindo para a dinamização do turismo de natureza no concelho, bem como para a valorização do património cultural.

O templo da Senhora da Peneda, foi elevado a santuário, em abril 2020, por decreto do então bispo da Diocese de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, falecido recentemente.

Datado do século XVIII, o santuário da Senhora da Peneda, é constituído pela igreja que foi terminada em 1875, por um grande terreiro dos evangelistas e uma escadaria com cerca de 300 metros, sendo que nas suas laterais existem 20 capelas que retratam cenas da vida de Cristo, e ainda os quartéis.

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos