Aquamuseu do Rio Minho em Cerveira assinala 16 anos em festa

Com um conjunto de atividades gratuitas dedicadas a toda a família

Vilanova de Cerveira | Atendendo aos tempos de pandemia, e às orientações para evitar aglomerados populacionais, o Município de Vila Nova de Cerveira assinala o 16º aniversário do Aquamuseu do Rio Minho com toda a segurança.

O arranque das celebrações deu-se esta manhã, com a inauguração de uma pintura mural da autoria de Acácio de Carvalho no jardim do Aquamuseu. A intervenção artística integra a candidatura “LowPlast – A arte de reduzir o plástico”, financiada pelos EEA Grants, que visa sensibilizar para a redução do consumo de embalagens descartáveis.

O programa prossegue esta sexta-feira, 16 de julho, com a inauguração da exposição “As mulheres na atividade da pesca” (10h30), onde será retratado o papel da atividade feminina na pesca, não só no rio Minho, mas também em algumas vilas piscatórias portuguesas.

Já este sábado, 17 de julho, será dada a conhecer ao público a mostra “O carocho sem vela” (10h30), focada nas tipologias de motores fora de borda que alteraram a funcionalidade do carocho, como embarcação tradicional com vela.

O último dia de celebrações decorrerá este domingo, com a entrada gratuita no Aquamuseu do Rio Minho (10h00 às 12h00 / 14h00 às 18h00). O programa encerrará às 18h00, no Jardim do Aquamuseu, com o concerto “Trobadores & Soldadeiras” Encontro Luso-Galaico. De referir que esta atividade é promovida pelo “Projeto Cardo” e o “Ideal Clube de Fado”, que desenvolveram projetos musicais com as populações dos 10 municípios do Alto Minho.

Em Vila Nova de Cerveira, a parceria envolve o coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira e dará a conhecer a criação de novos arranjos para canções tradicionais, um momento único de redescoberta e reinvenção da música de raiz luso-galaica. O projeto é cofinanciado por: Norte2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Situado junto à margem do rio Minho e integrado numa envolvente natural de Vila Nova de Cerveira, o Aquamuseu do rio Minho transporta para dentro de quatro paredes toda a riqueza daquele curso de água internacional. De portas abertas desde 13 de julho de 2005, este espaço público tornou-se num dos maiores polos de atração turística de Vila Nova de Cerveira, alcançando uma média de 25 mil visitantes por ano.

Para mais informações os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho. (aquamuseu@cm-vncerveira.pt, 251708026).

Programa:
Terça-feira, 13 de julho
Intervenção artística do projeto LowPlast – A Arte de reduzir o plástico do artista Acácio de Carvalho
Sexta-feira, 16 de julho
10h30 – Inauguração da exposição “As mulheres na atividade da pesca”
Sábado, 17 de julho
10h30 – Inauguração da exposição “O carocho sem vela”
Domingo, 18 de julho
10h00 às 12h30 / 14h00 às 18h00 – Entrada livre no Aquamuseu do Rio Minho
18h00 – Concerto no Jardim do Aquamuseu “Trobadores & Soldadeiras” Encontro Luso-Galaico

Horário do Aquamuseu: Terça-feira a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Deixa unha resposta

Este sitio emprega Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.

Outros artigos

Os nosos anunciantes son importantes para nós.
Fainos o favor de desactivar o bloqueador de anuncios ou
engadir este sítio a túa lista branca.

Grazas!