Apresentação de candidaturas no Alto Minho para as autárquicas 2025

Em Valença, Melgaço, Cerveira, Caminha, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura

Alto Minho/Minho Digital | O Alto Minho segue a presentar as súas candidaturas para as eleccións autárquicas do 12 de outubro próximo.

“Valença no Rumo Certo” com Carpinteira a apresentar as listas do PS
Na 2ª feira, José Manuel Carpinteira, recandidato à Câmara Municipal de Valença, apresentou as listas do Partido Socialista às eleições autárquicas que vão realizar-se a 12 de outubro.

“Foi com enorme sentido de responsabilidade que formalizámos junto do Tribunal de Valença a nossa candidatura à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia do nosso concelho” – declarou na altura o actual presidente da autarquia. “Este foi um momento especial, que assinalada o compromisso, a dedicação e o amor que todas estas mulheres e homens têm por Valença. São quase 350 candidatos nas listas do Partido Socialista, além de 120 independentes em listas com o apoio do Partido Socialista. São, portanto, cerca de 470 candidatos no total, que integram a nossa candidatura”.

O militante histórico revelou que esses números são “reveladores de uma candidatura unida, agregadora e mobilizadora da sociedade civil, que não deixa ninguém para trás!”.

Realçou, ainda, que apresentaram candidatos de diversas experiências de vida e profissionais e que corporiza uma equipa “coesa, experiente e determinada, pronta para servir todos os valencianos, com proximidade, transparência e trabalho”. Por isso, acrescentou, “todos nós ambicionamos uma grande vitória no próximo dia 12 de outubro, que permita que Valença continue na senda do progresso e desenvolvimento!”.

Nascido em Valença a 12 de dezembro de 1954, António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é um professor universitário jubilado, doutorado em Ciências da Educação e em História Moderna e Contemporânea. Foi, desde 1996, Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e é Reitor Honorário da Universidade de Lisboa, desde 2014. Recentemente, em finais de 2024, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Nova de Lisboa. Do seu vasto currículo académico, constam ainda várias distinções como Doutor Honoris Causa por universidades nacionais e internacionais.

Além do impressionante percurso académico, teve ainda uma importante intervenção política, em diversos momentos. Em 2016, foi candidato independente nas Eleições à Presidência da República. Foi Embaixador de Portugal na UNESCO, entre 2018 e 2021 e Membro do Conselho de Estado, entre 2022 e 2024.

Recordamos que na passada semana se verificou a apresentação pública dos candidatos do Partido Socialista à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia do concelho para as eleições autárquicas.
“Foi um ambiente de muita emoção, cor e vivacidade, onde mais de 600 pessoas constituíram um grande comboio de Valencianos a trilhar o Rumo Certo, na Avenida da Estação” – confessou José Manuel Carpinteira. “Este foi um importante momento de lançamento da nossa candidatura, que mostrou a ambição e a confiança de todos, numa grande onda de apoio e entusiasmo a um projecto político que coloca os Valencianos no centro da governação, sem deixar ninguém para trás”.

Com uma avenida a acolher centenas de pessoas, Carpinteira enfatizou que toda a sua equipa transporta uma “ambição e confiança sustentadas no envolvimento de centenas de valencianos nas listas do Partido Socialista e das candidaturas independentes com o nosso apoio”, no que acredita ser “um projeto que vai além do partido, se abre à sociedade civil e constrói um futuro de todos para todos os Valencianos».

AD de Melgaço faz pleno nas candidaturas
A AD – Coligação PPD/PSD-CDS/PP apresentou nesta 2ª feira, pelas 15:00 horas, junto do antigo Tribunal da Comarca de Melgaço, as listas de candidatura à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Melgaço, e às 13 Assembleias de Freguesia que compõem o Município.

A apresentação de listas em todas as freguesias do concelho, sem excepção, fazendo o pleno, «é um marco histórico para a Coligação e reflete a vontade e o empenho da população e do eleitorado em que a Mudança aconteça, de facto, em Melgaço, nas Eleições Autárquicas de 2025» – declarou José Albano Domingues, o cabeça de lista à Câmara Municipal.

“Não temos dúvidas de que temos do nosso lado as pessoas certas e melhor preparadas para responderem positivamente àquelas que são as preocupações, os anseios e as aspirações da população Melgacense”. Na altura, o conhecido advogado de Melgaço deixou a todos os candidatos, uma palavra de “reconhecimento pelo “Sim” que nos deram e um muito obrigado”. O candidato deixou, ainda, a promessa de que “saberemos ser os dignos intérpretes da confiança que todos os dias continuam a depositar em nós”. A lista da AD concorre sob o lema “SIM À MUDANÇA! Porque MELGAÇO MERECE MAIS!”

“Este evento reveste-se de um caráter histórico para Melgaço. Pela primeira vez, o PSD apresenta a maior candidatura de sempre e tem o orgulho de fazer o pleno, com listas de candidatos para a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e para as 13 Assembleias de Freguesia que compõem o concelho. Esta força e empenho refletem a vontade da população e do eleitorado em que a Mudança aconteça, de facto, em Melgaço, um concelho que tem sido governado pelo Partido Socialista há 43 anos» – confiou o líder deste projecto.

O comício contará com a presença de figuras proeminentes do cenário político nacional e distrital, sublinhando a importância deste momento: o Eurodeputado Sebastião Bugalho, o Deputado José Lago Gonçalves e o Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez e da Distrital do PSD de Viana do Castelo, Olegário Gonçalves.

Aristides Martins (PSD) entregou listas em Cerveira
Na 2ª feira passada, o PSD entregou no Tribunal de Vila Nova de Cerveira as listas dos candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesias para as eleições autárquicas que se realizam a 12 de outubro de 2025.

“Este é mais do que um simples acto formal — é o primeiro passo de uma caminhada que queremos fazer lado a lado com todos os Cerveirenses” adiantou Aristides Martins, o cabeça da lista candidata ao Executivo da autarquia. “Acredito que é possível, com dinamismo, dedicação, ideias e visão de futuro, devolver esta terra á senda do desenvolvimento que a tornou ícone cultural e social, à prosperidade e ao bem-estar a todos os Cerveirenses”.

Nas próximas eleições autárquicas todos os cerveirenses são chamados a escolher o Presidente da Câmara Municipal e a equipa que será responsável pela gestão do Município, a Assembleia Municipal e cada uma das 11 freguesias e uniões de freguesias, nos próximos 4 anos. Para o conhecido advogado “Chegou assim o momento, a oportunidade de escolher os melhores, aqueles que pelo seu perfil e programa dão garantias de dinamismo, criatividade e dedicação à causa pública em benefício de todo o concelho e de todos os cerveirenses”.

Aristides Martins alega ter apresentado aos Cerveirenses “uma alternativa para garantir a gestão do Município de Vila Nova de Cerveira, apoiada numa equipa jovem, ousada, dinâmica, credível e profissional, com provas dadas nas mais diversas áreas económicas, empresariais e dos serviços, uma equipa com visão moderna, e adequada à resolução dos reais problemas do nosso concelho, uma visão determinada e audaz”.

Acredita que “mais que um desafio, é uma aposta», pois sustenta que formou «uma equipa com compromisso, com energia, com ideias claras e com um amor profundo por Vila Nova de Cerveira. Queremos uma campanha de proximidade, de verdade, feita com respeito e com esperança renovada no futuro do nosso concelho”.

Para isso, o candidato realça que, tal como os seus membros, «contamos com a força e o apoio de todos para tornar este momento num verdadeiro sinal de afirmação da nossa terra. Vamos mostrar que juntos somos capazes de fazer mais e melhor por Cerveira.» A candidatura do PSD, sob a liderança de Aristides Martins, concorre com o lema “Por Cerveira, Com os Cerveirenses. E NÓS SOMOS CERVEIRA!”.

PS “apresentou 500 rostos e um compromisso para o futuro de Caminha”
O Partido Socialista apresentou formalmente as suas listas candidatas aos órgãos autárquicos do concelho, “reunindo 500 mulheres e homens que decidiram dar a cara por um projeto de progresso, de responsabilidade e de proximidade com as pessoas”.

“Este é um momento de grande significado político e cívico. É o reflexo de uma candidatura ampla, que representa a diversidade do nosso território e o compromisso de trabalhar, com determinação e sentido de missão, por todas as freguesias e comunidades do concelho” – alega a estrutura concelhia do PS.

Com listas em todas as 14 freguesias, incluindo três candidaturas independentes apoiadas pelo Partido Socialista, “reforçamos a nossa presença no terreno com equipas coesas, motivadas e profundamente ligadas às necessidades das populações. Sob a liderança de Rui Lages, apresentamos um projeto sólido, centrado no desenvolvimento sustentável, na coesão social e na valorização do poder local”.

Rui Lages, candidato à presidência da Câmara Municipal acredita que “o futuro se constrói com confiança, diálogo e participação”. Assegura, ainda, que «cada nome que integra estas listas representa um voto de confiança num concelho mais justo, mais inovador e mais preparado para os desafios do presente e do futuro”.

Na apresentação das listas no Tribunal Judicial de Caminha, Lages afirma-se «com orgulho e sentido de responsabilidade que damos este passo. Contamos com todos — com a força das ideias, com o compromisso das pessoas e com a energia de quem acredita que é possível fazer mais e melhor.

Coligação O Concelho em Primeiro entregou listas para as autárquicas em Caminha
“Força, união e vontade de mudança uniu centenas de pessoas ao projeto da Coligação O Concelho em Primeiro” – anunciou Liliana Silva, a candidata à presidência da Câmara Municipal de Caminha.

A Coligação O Concelho em Primeiro, liderada por Liliana Silva, formalizou na 2ª feira a entrega das suas listas candidatas às eleições autárquicas no concelho de Caminha foram devidamente validadas pelo mandatário de lista, Fausto Gonçalves, garantindo assim a sua conformidade legal e representatividade.

O acto simbólico da entrega contou com a presença de representantes das 15 listas concorrentes, “refletindo a coesão interna da coligação e o compromisso conjunto com uma nova visão para o futuro de Caminha”. Segundo a candidata à Câmara Municipal, Liliana Silva, este projeto traduz-se numa “mudança de paradigma, com foco na valorização das pessoas, na proximidade às freguesias e na promoção de um desenvolvimento sustentável e equilibrado em todo o concelho”.

Segundo a actual vereadora caminhense “Houve um trabalho sério nos últimos 4 anos, reunindo com pessoas da sociedade civil, em debates participativos, com associações, empresas e associações comerciais”. Saudada por alguns populares que ocasionalmente passavam no local, Liliana garantiu que “Com a devida análise da situação atual do concelho, foram estudadas medidas e projetos que se adaptam à resolução dos problemas identificados. Agora, com um projeto bem feito e adaptado, estamos a apresenta-lo à população para, a partir de Outubro, podermos ser a força da mudança que este concelho precisa com ideias novas e uma lufada de ar fresco”.

No final da entrega das listas no tribunal, a candidata assegurou que “As centenas de pessoas que nos acompanham nas nossas listas e as milhares de pessoas que já conheceram o nosso projeto durante as diferentes apresentações que já foram feitas, e que nos deram os parabéns pelas nossas ideias, têm-nos transmitido a sua força e apoio, porque estão ao lado deste projeto que é integrador, inclusivo e com um visão clara sobre um concelho que é preciso fazer desenvolver”.

Os cabeças de Lista da Coligação O Concelho em Primeiro são:
Liliana Silva – Candidata à Câmara Municipal de Caminha
José Luís Lima – Candidato à Assembleia Municipal
Peter Martins – Candidato em Âncora
Fernando Fernandes – Candidato em Argela
Júlio Melro – Candidato em Caminha
Olívia Lima – Candidata em Dem
Susete Pires – Candidata em Gondar e Orbacém
Joana Dantas – Candidata em Lanhelas
Jorge Rasteiro – Candidato em Moledo e Cristelo
Vítor Lourenço – Candidato em Riba de Âncora
Ilídio Pita – Candidato em Seixas
Manuel Rodrigues – Candidato em Venade e Azevedo
José Maria Barros – Candidato em Vilar de Mouros
Luís Matias – Candidato em Vila Praia de Âncora
Marina Coelho – Candidata em Vile

Com estas listas, a Coligação O Concelho em Primeiro “apresenta-se às eleições autárquicas com uma equipa diversificada e determinada, preparada para representar com seriedade, dedicação e proximidade todo o concelho de Caminha” – declarou Liliana Silva, visivelmente entusiasmada e confiante.

PS de Arcos de Valdevez aposta no médico João Braga Simões
Foram as listas do Partido Socialista de Arcos de Valdevez para as eleições autárquicas, sendo João Braga Simões candidato à Câmara Municipal e Madalena Alves Pereira à Assembleia Municipal.

«Foi um dia de orgulho, de convicção e de esperança partilhada para todos aqueles que dão corpo e voz a esta candidatura. Não foi apenas um ato formal. Foi, acima de tudo, um gesto de confiança no progresso, na união e no futuro que pretendemos construir juntos» – declarou o cabeça de lista à autarquia.

O PS apresenta listas próprias a 17 freguesias e uniões de freguesia do concelho. Segundo o médico João Braga Simões “Cobrimos grande parte do nosso território concelhio e 2/3 população arcuense. E, sabemos, acima de tudo, que a qualidade das equipas que apresentamos e se disponibilizaram para servir este projeto de futuro para Arcos de Valdevez, merece a confiança de 100% dos arcuenses”.

Esta candidatura, segundo o candidato, “representa uma nova forma de fazer política, uma política que devolve a participação às pessoas, que dignifica a figura do político autárquico e que inspira a participação daqueles que querem dar um contributo genuíno à comunidade», pelo que, ainda no seu entender «Representamos todos aqueles que depositam em nós confiança, que nos transmitem força e coragem, que têm esperança de que sejamos a mudança que este concelho precisa. A todos os que acreditam em nós e os que se juntarão a nós ao longo deste percurso, prometemos trabalho, empenho, vontade e verdade!”

BE entregou as listas em Viana do Castelo
O Bloco de Esquerda fez a entrega no Tribunal das listas de candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Viana do Castelo, à União das Freguesias da cidade e Meadela, bem como à Freguesia da Areosa.

Logo a seguir ao Carlos da Torre, designer que lidera a candidatura à Câmara Municipal, vem o nome da professora Maria Teresa Gonçalves, e, em terceiro lugar na lista, Fernando Marques, aposentado da Portugal Telecom. Para a Assembleia Municipal, o BE candidata a técnica superior de saúde Ana Forte, seguindo-se o advogado Luís Louro, e Renata Trindade, estudante e artista plástica na terceira posição da lista.

O arquiteto e professor do IPVC, Jorge Teixeira, lidera a candidatura à União das Freguesias da cidade e Meadela. Carlos Durães, Técnico de Turismo Ambiental e Rural, encabeça a lista à Freguesia da Areosa. A mandatária da candidatura é Conceição Liquito, professora e dirigente sindical.

O Bloco de Esquerda apresenta candidaturas com «cidadãos disponíveis para exercer com empenho e responsabilidade os mandatos que a escolha dos eleitores lhe atribuir e não define objetivos mínimos para estas eleições autárquicas em Viana do Castelo» – segundo comunicado enviado às redações.

Carlos da Torre considera provável a eleição de candidatos do Bloco em 12 de outubro “mas, mais do que isso, declara que estas listas agora entregues no Tribunal são de pessoas capazes de governar o município e as freguesias, se os eleitores assim decidirem”.

Para o candidato à Câmara Municipal “perante a degradação e as ameaças crescentes contra a democracia, o candidato bloquista apontou o aprofundamento da democracia, instituindo procedimentos e práticas que promovam a transparência e favoreçam a participação dos munícipes nos processos de decisão política, como a prioridade das prioridades”.

Carlos da Torre assinala querer colocar a “dignidade de todas as pessoas ao mesmo nível, enfrentando com determinação as desigualdades desumanizantes, é fundamental. Tal como combater a pobreza, o abandono, a precariedade e a discriminação. O Bloco quer implementar políticas solidárias de coesão social e territorial no concelho, com incidência na mobilidade, na habitação, na educação, na saúde e qualidade de vida, no ambiente, na produção e fruição cultural, na atividade económica e no bem estar animal”.

O Bloco de Esquerda alega, ainda, defender para o concelho de Viana do Castelo «uma estratégia de desenvolvimento económico diversificado e sustentável. Com a cultura, o ambiente e a qualidade de vida, no centro da política concelhia».

Tiago Cunha (PS) apresentou prioridades para Paredes de Coura
A cultura está no «topo das prioridades» da candidatura de Tiago Cunha à presidência da Câmara de Paredes de Coura.

A par dos três eixos que considera principais para enfrentar os “tempos desafiantes que vivemos, com respostas sérias, concretas e ousadas para garantir que Coura seja a casa, o emprego digno para quem quer ficar, o turismo sustentável para quem nos quiser visitar”, o candidato socialista também aposta numa forma “diversificada na cultura».

“A cultura é a alma de Coura. E sem alma nenhuma casa é completa. Envolver os jovens e o associativismo no desenho da agenda de Coura é a base para uma programação cultural em que todos se sentem incluídos porque todos participam», sustenta o líder da candidatura socialista à presidência da Câmara de Paredes de Coura, argumentando que «o associativismo é o tecido vivo que fortalece a comunidade. Valorizar as associações culturais, recreativas, sociais e desportivas é garantir que a casa funciona com base na entreajuda, no dinamismo local e no espírito colectivo. Numa casa bem cuidada, todos contribuem e todos contam”.

Recorde-se que Tiago Cunha também já havia apontado três importantes bandeiras no âmbito da candidatura Coura Nossa Casa, começando pela habitação e sugerindo a importância de construir e reabilitar. “Vamos apostar num plano municipal ambicioso de habitação acessível, com parcerias com o Estado, mas também envolvendo o sector privado e as cooperativas de habitação”, defendendo que «não quer aldeias vazias». “Vamos garantir que cada família, cada jovem, cada idoso, possa ter acesso a uma casa condigna. Porque um concelho só é verdadeiramente justo quando todos têm um tecto sobre a cabeça”, sublinha.

Já quanto ao emprego e trabalho como motor da economia e bem-estar da população, Tiago Cunha projecta como prioritária a construção da nova Zona Industrial de Linhares e Ferreira, para desta forma se “reforçar a captação de investimento. Atrair novas empresas para as Zonas Industriais e diversificar os sectores de actividade”, da mesma forma que ao nível do turismo sugere a importância de «converter a sazonalidade em oferta e visitação constante, com os trilhos por descobrir, a gastronomia autêntica, a natureza pura, o património e tradição”. Realça, por isso, a importância de “dar vida às aldeias com projectos de turismo sustentável. Vamos apoiar o alojamento local, modernizar a nossa oferta e diversificar os eventos durante todo o ano — porque Coura tem tudo para ser visitada em janeiro ou agosto”.

Deixa unha resposta

Este sitio usa Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.