Valença | O AECT Rio Minho organizou a jornada “Rio Minho 2030: nova estratégia, novas ações partilhadas” com o objetivo de apresentar a revisão da Estratégia Rio Minho 2030, recentemente atualizada para se adequar ao novo quadro europeu 2021-2027.
O evento teve lugar na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, em Valença, na manhã da passada quarta-feira, 25 de junho. Ao encontro, estiveram presentes presidentes de câmaras municipais portuguesas e autarcas galegos, assim como técnicos municipais, com o objetivo de rever a nova Estratégia. Também, durante a jornada foi também apresentada a 8.ª convocatória do POCTEP 2021-27, um programa cujo objetivo é o financiamento de projetos de cooperação transfronteiriça.
Durante a sessão, foi dada especial atenção à preocupação com o estado do rio Minho, a sua qualidade ambiental, a sua governação e o seu futuro. Reforçou-se ainda a ideia do rio como um recurso fundamental e comum do território transfronteiriço. Além disso, decorreram diferentes sessões de trabalho participativas com o objetivo de abordar os cinco eixos da estratégia: infraestrutura verde e azul, governação transfronteiriça, cultura e identidade partilhadas, mobilidade sustentável e economia e mercado de trabalho integrados — sempre com base na importância do rio e aprofundando nos resultados já apresentados pela própria revisão da Estratégia.
Neste sentido, a jornada constituiu um espaço de encontro e um impulso conjunto com vista a dar continuidade ao trabalho estratégico partilhado no território do rio Minho. O diretor do AECT Rio Minho, José Manuel Vaz Carpinteira, afirmou por sua vez que “queremos que esta seja uma região cada vez mais partilhada e mais unida” e assegurou que “procuramos conseguir que as barreiras burocráticas entre Portugal e Espanha sejam atenuadas”.
Este evento foi realizado no âmbito do projeto REDE_GOV_MINHO, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do POCTEP VI-A 2021-2027.