Rui Teixeira (PS) apontado para a Administração da ULSAM após eleições autárquicas

CHEGA! apresentou candidatura em Viana do Castelo

Alto Minho/Minho Digital | Mais do que rumores que circulam nos meios políticos em Vila Nova de Cerveira (e não só), onde Rui Teixeira é o actual presidente da Câmara Municipal, uma fonte da própria CIM que nos solicitou a confidencialidade “por ser uma matéria sensível” nesta altura, confirmou ao MINHO DIGITAL que “não há fumo sem fogo”. E concluiu com um sorriso: “Nenhuma posição será assumida antes das eleições de 12 de Outubro. E por aqui me fico, não vale a pena insistir…”

A confirmar-se, Rui Teixeira – que já ocupou essa função na ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) – e que se recandidata nas próximas eleições autárquicas à presidência da autarquia cerveirense, cederia a sua posição ao número 2 que é o também socialista António Quintas.

O MD contactou o ainda presidente da Câmara Municipal que reconheceu estar a par da situação e desmentiu essa intenção. “Não assumo, até porque acredito que vou vencer e, por isso, serei reeleito e cumprirei novo mandato”. O autarca adiantou que há uma acta da CIM que na altura indicou Manoel Baptista (presidente em Melgaço) para o tal lugar a preencher no Hospital. “Eu próprio falei com o Dr. Jorge Mendes que é o chefe de gabinete da Ministra da Saúde e me garantiu que a proposta da CIM está nas mãos da CRESAP que é a entidade da administração pública que avalia e tem sempre a última palavra após verificar se qualquer candidato, neste ou outro lugar, apreciando o currículo, habilitações e experiência naquela área”. Ora acontece que Manoel Baptista nem tem o curso especialmente técnico e de gestão hospitalar que lhe permitiria ocupar um lugar no Conselho de Administração da ULSAM.

E, sendo assim, a CIM teria de indicar outro nome. Dos autarcas actuais que por força da lei não se puderam recandidatar e mesmo os que teoricamente poderão perder os mesmos cargos a sufrágio, o único que se encaixa e que já anteriormente foi aprovado pela CRESAP, é precisamente Rui Teixeira. “No passado, esta entidade pública chumbou o nome de Tiago Saleiro e teve de se procurar alternativa” – sublinha o presidente da CM de Vila Nova de Cerveira.

O MD contactou, também, António Quintas, a pessoa que alegadamente substituiria com a saída Rui Teixeira. “Desconheço do que me fala e nem coloco a hipótese de o PS perder as eleições” – assegurou antes de, repentinamente, desligar a chamada telefónica. Victor Pereira, presidente da Federação Distrital Socialista reagiu do mesmo modo e com idêntico gesto.

Mais compreensivo pelo interesse público de procurar aclarar esta situação, mostrou-se José Cardoso, presidente do Conselho de Administração da ULSAM. “Sobre cenários partidários e políticos, como entenderá, não me cabe comentar. Posso apenas adiantar-lhe que recebemos uma informação da CIM em que indica o Dr. Manoel Baptista para a nossa Administração”. E sustenta que a decisão final “terá sempre de passar pelo crivo da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública [CRESAP]”.

CHEGA de Viana do Castelo apresentou os candidatos às autárquicas
No dia 22 de setembro, decorreu a apresentação oficial dos candidatos do CHEGA às Juntas de Freguesia, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O evento, realizado num restaurante na Praia do Cabedelo, “Foi palco de uma noite memorável, que marcou um novo capítulo para a política local” – anunciou em comunicado o gabinete de imprensa.

A sala estava completamente cheia com militantes, simpatizantes e cidadãos que quiseram ouvir as propostas e “sentir a energía” desta candidatura. “Num ambiente de entusiasmo, convicção e confiança, ficou claro que o CHEGA tem uma equipa determinada, preparada e unida, pronta para lutar pelo futuro de Viana do Castelo”.

O jantar contou com a presença do Deputado e Candidato à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, que sublinhou a importância e simbolismo deste momento, afirmando: “Esta noite não é apenas uma apresentação de listas, é o início de um novo capítulo para Viana do Castelo. Temos uma equipa preparada, de gente séria e capaz, que coloca a política ao serviço das pessoas. A nossa prioridade é clara: Amar é Salvar Viana, e vamos lutar com coragem e firmeza por cada freguesia, por cada cidadão e por um concelho mais justo e desenvuelto”.

Foram apresentados 14 candidatos às Juntas de Freguesia, homens e mulheres que “representam a proximidade às populações» e que, nas palavras de Eduardo Teixeira, «mostram a garra necessária para devolver dignidade às freguesias, dando voz às pessoas que têm estado esquecidas durante anos”.

Na sua intervenção, deixou evidente que esta candidatura “assenta na união e na força de um coletivo comprometido. Esta candidatura é feita de pessoas, de trabalho em equipa, de convicções. O que nos move é a vontade de mudar Viana, de trazer transparência, de criar oportunidades e de construir um futuro em que todos se revejam” – afirma o candidato à presidência da Câmara Municipal vianense.

Quanto as medidas e prioridades da sua candidatura para Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, actualmente também deputado à Assembleia da República, sublinhou que a prioridade passa por “devolver transparência e rigor financeiro, através de uma auditoria independente às contas da Câmara Municipal, hoje no limiar do endividamento”. Reforçou, ainda, a urgência da habitação acessível, com revisão do PDM e programas de custos controlados para fixar jovens e atrair famílias. Na área da mobilidade, defendeu a reorganização da rede de transportes públicos entre freguesias e cidade, soluções sustentáveis e a criação de condições para estacionamento gratuito temporário, apoiando o comércio local.

“Nenhuma caminhada se faz sozinho. Esta candidatura é feita de pessoas, de trabalho em equipa, de convicções. O que nos move é a vontade de mudar Viana, de trazer transparência, de criar oportunidades e de construir um futuro em que todos se revejam” – afirma o candidato à presidência da Câmara Municipal vianense.

Quanto as medidas e prioridades da sua candidatura para Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, actualmente também deputado à Assembleia da República, sublinhou que a prioridade passa por “devolver transparência e rigor financeiro, através de uma auditoria independente às contas da Câmara Municipal, hoje no limiar do endividamento”.

Reforçou, ainda, a urgência da habitação acessível, com revisão do PDM e programas de custos controlados para fixar jovens e atrair famílias. Na área da mobilidade, defendeu a reorganização da rede de transportes públicos entre freguesias e cidade, soluções sustentáveis e a criação de condições para estacionamento gratuito temporário, apoiando o comércio local.

A segurança foi outro dos pilares destacados, com a proposta de criação de uma Polícia Municipal de proximidade, reforço do policiamento e instalação de videovigilância. Quanto ao sector da água e saneamento, deixou clara a intenção de rescindir o contrato com a ADAM – Águas do Alto Minho e devolver a gestão à esfera pública, “mais justa e eficiente”. Por fim, destacou o investimento no património e turismo, recuperando espaços históricos e criando novas rotas que potenciem a economia local e projectem Viana do Castelo no mapa nacional e internacional.

Com palavras “firmes e emocionadas” – como se lê na comunicação, Eduardo Teixeira deixou a mensagem de que o programa do CHEGA de Viana “não é apenas um projecto político, mas um compromisso de vida com Viana do Castelo e com os vianenses, assente na proximidade, na responsabilidade e na visão de uma cidade e de um concelho que podem e devem ser muito mais”.

Neste jantar verificou-se também a presença do Secretário-Geral do CHEGA, Pedro Pinto, que “marcou o momento ao engrandecer o percurso e a coragem de Eduardo Teixeira”, adiantando: “É com muita pena que dia 12 vamos perder um dos melhores deputados que temos para a Câmara de Viana do Castelo. Mas é com orgulho que sabemos que Viana vai ganhar um verdadeiro líder, alguém que já provou a sua dedicação, a sua competência e o seu amor à terra”.

A nota de imprensa realça que as palavras de Pedro Pinto “encheram a sala de energia e esperança, deixando claro que a força do CHEGA está presente, e não é apenas uma alternativa, é o único partido capaz de devolver dignidade, justiça e transparência à política portuguesa. Uma verdadeira força transformadora, capaz de mobilizar pessoas, inspirar confiança e projetar um futuro diferente”.

O jantar foi, sustentam, “uma demonstração de força, união e esperança. Uma noite que confirmou que o CHEGA está preparado para abrir um novo capítulo em Viana do Castelo, com um projecto firme, transparente e de proximidade”.

E conclui que “Amar é Salvar Viana, não é apenas um slogan. É uma missão, um compromisso e a certeza de que juntos vamos vencer”.

O Chega apresentou os candidatos a 14 Juntas do concelho de Viana do Castelo. O Partido, que em Viana do Castelo é encabeçado por Eduardo Teixeira, concorre não só à cidade, mas também a Amonde, Areosa, Barroselas, Castelo do Neiva, Cardielos, Chafé, Lanheses, Santa Marta de Portuzelo, União das Freguesias de Geraz do Lima e Deão, União das Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, Vila Franca, Darque e Vila Fria.