Paulo Morais (AD) apresenta Comissão de Honra em Viana do Castelo

Apresentação de candidaturas para as autárquicas 2025

Alto Minho | A coligação da candidatura de Paulo Morais à Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta a sua Comissão de Honra, hoje, 6ªfeira, pelas 21,00 horas, na Estalagem Melo Alvim. A sessão contará com um momento musical a ser protagonizado por António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF.

O Professor Universitário encerrará esta iniciativa com uma intervenção política de fundo, não sem antes anunciar a sua Comissão de Honra composta pelas seguintes personalidades das áreas do Direito, Saúde, Ensino Superior, Jornalismo, Cultura, Desporto, Empresarial, Economia, Turismo, Musical e Social:
Agostinho Pereira de Miranda, advogado e presidente da associação ProPública
J. Rentes de Carvalho, escritor e ex-professor Universitário em Amsterdam
Joaquim Letria, jornalista
Álvaro Guerreiro, médico
António Manuel Ribeiro, músico
Aurora Cunha, atleta olímpica
Carlos Branco de Morais, ex-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Henrique Curado, professor do ensino superior
Henrique Neto, empresário
Hugo Rodrigues, médico pediatra
Jaime Quesado, economista

João Paulo Batalha, consultor e ativista anti-corrupção
Jorge Nuno Oliveira e Silva, professor universitário
José Ferreira Lobo, maestro
José Rui Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence
José Manuel Pavão, médico e presidente da Associação dos Amigos da Ponte Maria Pia
Luís de Sousa, investigador e ativista anti-corrupção
Maria Helena Ramos, empresária
Mário Frota, Comendador e presidente emérito da Associação Portuguesa de Direito do Consumo
Miguel Guimarães, ex-bastonário da Ordem dos Médicos
Miguel Afonso dos Santos, gestor hoteleiro
Paula Felgueiras, médica e gestora hospitalar

AD ‘Novo Rumo’ de Barroselas apresenta candidatura
A candidatura da AD NOVO RUMO – Barroselas vai apresentar-se no dia 8, 3ªfeira, às 21 horas, na sede da Junta de Freguesia de Barroselas.

O momento contará com a intervenção do candidato da AD (PSD/CDS) à Câmara Municipal, Paulo Morais.
A lista é encabeçada por Rui Lacerda.

Rui Lacerda nasceu em Barroselas a 25 de janeiro de 1975. Frequentou a Escola C+S de Barroselas do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, onde cedo revelou o seu espírito de liderança e dedicação à comunidade escolar, assumindo a presidência da Associação de Estudantes.

Seguiu depois para a Escola Secundária de Santa Maria Maior, prosseguindo os estudos universitários na Universidade da Beira Interior e na Universidade do Minho, onde se licenciou em Engenharia de Gestão Industrial. “O seu percurso profissional é marcado por experiência, resiliência e crescimento, tendo passado por diversas empresas de renome — Valeo, Gewiss, Actaris, Gamil, Haase-Kuhn, StarFisher e Cergold — até assumir, atualmente, funções na Nosco Couture” – pode ler-se na nota de imprensa da candidatura.

“Mas falar de Rui Lacerda é, inevitavelmente, falar de Ténis de Mesa. Em 1993, com apenas 18 anos, fundou a Associação Recreativa e Desportiva da Casa do Povo de Barroselas, cuja principal atividade é a prática desta modalidade. Liderou a instituição de forma ininterrupta durante 28 anos, até 2021, sendo o seu rosto e motor de desenvolvimento”.

Entre 1995 e 1999 foi também dirigente da Associação Distrital de Ténis de Mesa de Viana do Castelo. Enquanto atleta, representou a Universidade do Minho em campeonatos universitários de âmbito nacional durante cinco anos, destacando-se igualmente em competições regionais e nacionais.

“O reconhecimento não tardou: em 2005 foi distinguido pelo Instituto Português da Juventude com o prémio “Jovem Dirigente”, um tributo à sua entrega e paixão pelo desporto e pela comunidade. Já em 2025, continua a deixar a sua marca, integrando a Comissão de Festas de São Pedro de Barroselas, onde leva consigo a mesma energia, dedicação e espírito de serviço que sempre o caracterizaram”.

Apresentação pública dos candidatos do BE no concelho de Viana do Castelo
Amanhã, sábado, será feita na Praça da Erva, pelas 16,30 horas, a apresentação pública dos candidatos do BE ao concelho de Viana do Castelo.

Com a presença de Maria Matias, será também prestada uma homenagem a Miguel Portas, ex-deputado no Parlamento Europeu.

PSD de Viana interroga-se sobre “Pura distração ou mentira descarada” de Luís Nobre
Na apresentação da candidatura de Luís Nobre, o ainda presidente da Câmara e recandidato do PS “fez questão de apregoar que iria exigir ao Governo que investisse na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), fazendo desta “proposta” uma bandeira na pseudo-defesa das nossas populações”.

A acusação é da Comissão Política do PSD vianense. “Pois bem, cabe então à Comissão Política de Secção do PSD, de Viana do Castelo, esclarecer o seguinte: existem dois Avisos do Ministério da Saúde, datados de 16 e 19 de maio, deste ano, que indicam o investimento a destinar para a ULSAM, num valor total de 30 Milhões de Euros. Foi possível ainda, no final de julho, incluir um robot cirúrgico na planificação dos investimentos para o nosso hospital distrital”.

“Posto isto, só nos ocorre dizer que o candidato do PS, à semelhança da sua equipa, andam completamente distraídos e querem enganar deliberadamente os vianenses com promessas que não têm e não terão mão do Luís Nobre. Tirar dividendos do trabalho dos outros é muito fácil e fazer promessas que já estão cumpridas mais fácil é”.

Para os social-democratas “já todos perceberam que este é o tipo de jogo político que os candidatos do PS estão habituados a fazer e para a Comissão Política do PSD de Viana do Castelo não vale tudo. A realidade é que o atual Ministério da Saúde teve em consideração a lista de intervenções prioritárias enviada pelo Conselho de Administração da ULSAM e preparou os Avisos a pensar na melhoria do hospital e consequentemente na melhoria da qualidade de vida e no acesso à saúde das nossas populações”.

Acusam, ainda, que “Em campanha é fácil fazer promessas e é típico do PS construir uma argumentação enganosa para iludir os eleitores que, não tendo acesso a este tipo de informação, não conseguem confirmar se é verídica ou não. Que fique assim bem claro que o candidato Luís Nobre não precisa prometer que vai exigir investimento no Hospital, até porque já o podia ter feito antes, mas quando o governo tem a mesma cor política há certas regras de contenção a cumprir, foi assim durante os últimos 8 anos”.

A Comissão Política do PSD “gostaria ainda de aconselhar” o candidato, actual presidente do município a «debruçar-se sobre tantos outros problemas, que deixa por resolver em Viana do Castelo, após tantos anos na Câmara e depois de um mandato como presidente”.

Deixa unha resposta

Este sitio usa Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.