Melgaço renova Certificação Internacional como Destino Turístico Sustentável

Atinge o nível 4 do selo prata da EarthCheck

Melgaço | Melgaço acaba de renovar, pelo quarto ano consecutivo, a certificação como destino turístico sustentável, alcançando agora o nível 4 do selo Prata – o último patamar antes da certificação ouro, atribuído pela EarthCheck, a entidade líder mundial em certificação de destinos turísticos sustentáveis, acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

Este reconhecimento insere-se numa estratégia consolidada de desenvolvimento sustentável e posiciona Melgaço entre os destinos de referência a nível internacional no domínio do turismo responsável. Atualmente, é o único município situado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) com esta distinção e um dos poucos territórios portugueses certificados pela EarthCheck, a par de Baião, dos Açores e da Madeira.

Mais do que um selo, a certificação reconhece a implementação de boas práticas mensuráveis e transparentes. Em Melgaço, por exemplo, a produção de energia elétrica de origem renovável é quase 15 vezes superior ao consumo local e absorve cerca de 7 vezes mais CO2 do que aquele que emite, dados que reforçam o compromisso do município com os objetivos das políticas nacionais e europeias na matéria. Dados relativos a 2023, evidenciam uma produção de aproximadamente 343 GWh, comparando com um consumo local de cerca de 23 GWh.

“Este é mais um passo decisivo no caminho que assumimos em 2017, com a elaboração do nosso plano estratégico para o turismo, e que se intensificou em 2021 com o processo de certificação. Atingir o nível 4 do selo prata é o reflexo de uma visão clara, de uma estratégia bem definida e de um trabalho coletivo que envolve toda a comunidade local.”, refere o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, destacando que “A sustentabilidade não é, contudo, uma meta, mas sim uma jornada e Melgaço está comprometido com esse caminho. A nossa produção de energia verde é largamente superior ao nosso consumo total e temos conseguido reduzir as emissões de CO2 e de gases com efeito de estufa, bem como fazer um uso racional e sustentável da água, áreas onde temos conseguido ser reconhecidos pela EarthCheck como ‘melhor prática’.”

Saiba-se que a auditoria realizada em março passado pela EarthCheck avaliou não só práticas de gestão ambiental, como a eficiência energética e a gestão de resíduos, mas também políticas sociais, económicas e culturais. O relatório destaca a forte integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas políticas municipais e o envolvimento ativo da comunidade, através da Green Team local e da norma de certificação “Melgaço + Sustentável”, lançada em 2023 e aberta a agentes económicos de vários setores, estimulando o destino à melhoria contínua e ao crescente envolvimento dos agentes locais.

“Ser parte deste grupo de destinos, é um sinal evidente de compromisso e de capacidade de adaptação num mundo em rápida transformação, mas é também uma enorme responsabilidade. O desafio agora é, portanto, continuar o trabalho de alinhamento de toda a cadeia de valor – empresas, instituições e cidadãos, numa cultura de sustentabilidade e responsabilidade partilhadas”, refere Manoel Batista.

Ao integrar a comunidade EarthCheck, Melgaço junta-se a um grupo internacional de destinos e operadores turísticos que têm vindo a demonstrar resultados tangíveis na área da sustentabilidade. Desde 2015, os membros EarthCheck evitaram mais de 800 mil toneladas de emissões de CO₂, conservaram 16,2 mil milhões de litros de água potável, pouparam mais de 6,7 milhões de gigajoules de energia e evitaram a deposição de cerca de 56 mil m³ de resíduos em aterro.

Estes esforços representam um impacto ambiental significativo e uma poupança estimada, por aquela entidade, em 234 milhões de dólares australianos (cerca de 133 milhões de EUR), evidenciando que já não é possível abordar a economia sem o pilar da sustentabilidade.

O processo começou em 2017, quando Melgaço se posicionou no panorama nacional como o «destino de natureza mais radical de Portugal», no seguimento da aprovação do seu plano estratégico e de desenvolvimento para o setor do turismo.

Desde então, o Município tem, de forma crescente, caminhado rumo a um destino mais sustentável, privilegiando, assim, que as suas iniciativas tenham contributos concretos neste domínio, procurando a diferenciação e, simultaneamente, ir ao encontro das tendências da procura.

Rumo à Certificação Ouro em 2026
A certificação EarthCheck segue um modelo evolutivo: Bronze, Prata (quatro níveis), Ouro (cinco níveis), Platina (cinco níveis) e Master (a partir do 15º ano). Com o nível 4 do selo Prata agora renovado, Melgaço encontra-se a um passo da certificação Ouro, prevista para 2026.

O processo de certificação é coordenado localmente pela DMO (Destination Management Organization), tem contado com assessoria técnica por parte do IPDT, e envolve uma Green Team local, composta por técnicos da autarquia e representantes de diferentes setores da comunidade. Mais informações sobre a certificação e a norma local “Melgaço + Sustentável” podem ser consultadas em www.discovermelgaco.pt/sustentavel.

Deixa unha resposta

Este sitio usa Akismet para reducir o spam. Aprende como se procesan os datos dos teus comentarios.