Melgaço assina um protocolo de colaboração para apoiar o tecido empresarial do concelho.

NEA-Melgaço empresarios

Melgaço | Foram muitos os empresários que participaram no seminário “Associativismo Empresarial: Uma ferramenta de crescimento”, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço, em parceria com o BICMINHO, no passado dia 5 de fevereiro. No decorrer do evento foi assinado um protocolo de colaboração, com o único e importante desígnio: apoiar o tecido empresarial do concelho.

O Presidente da Câmara, Manoel Batista, congratulando-se com a forte adesão à iniciativa, realçou o papel da autarquia enquanto defensora do tecido empresarial melgacense e afirmou a sua disponibilidade para colaborar com todas as iniciativas que o possam reforçar e fortalecer. Manoel Batista afirmou mesmo: “ainda que não seja da nossa competência o empreendedorismo, pois cabe ao privado essa premissa, é sem dúvida do nosso maior interesse a sua promoção. Por isso, este executivo tem e terá sempre total disponibilidade para lado a lado com todos os empresários ajudar a construir um tecido empresarial forte e dinâmico. Esta nossa missão tem pautado várias ações ao longo da minha presidência”. E recordou algum desses momentos: a visita de empresários angolanos em maio de 2014, as reuniões com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, em novembro de 2014, altura em que foi estabelecido uma parceria com a AICEP, a sessão de apresentação de oportunidades de investimento e a receção da delegação empresarial chinesa, altura em que foi feita uma apresentação das empresas locais do sector agroalimentar.

Na sua intervenção o Presidente recordou que, a pedido da sociedade civil, reuniu em 2015 com empresários locais com vista a alavancar o associativismo empresarial e apoiar a criação de uma Associação Empresarial de Melgaço. “A Câmara Municipal apoia esta intenção e está disposta a ajudar na concretização, entendendo que o associativismo empresarial é uma ferramenta de crescimento e de desenvolvimento. Este é o caminho de futuro que permitirá dar dimensão a projetos ambiciosos e capazes de solidificar o nosso tecido económico” referiu o edil.

Manoel Batista congratulou-se com o protocolo assinado e que tem como premissa a necessidade imperativa da aposta no crescimento económico do concelho, através do estímulo ao aparecimento de mais e melhores empreendedores e empresas capazes de identificar e aproveitar oportunidade para investir e gerar riqueza e obviamente emprego.

A valorização económica de Melgaço tem prioridades estratégicas reproduzidas no protocolo:
1. O promover do desenvolvimento económico e eficiência empresarial;
2. O estimular da capacidade da economia do concelho numa escala global;
3. A aposta na inovação, criatividade e no espírito empreendedor da população do concelho;
4. A promoção e captação de investimento e instalação e desenvolvimento de empresas dos mais variados sectores de atividade, com o apoio das infraestruturas e serviços que lhes proporcionam as melhores condições para o seu desempenho;
5. A aposta num modelo de desenvolvimento que valorize as potencialidades turísticas, económicas, sociais e de inovação e dos seus recursos endógenos.

Manoel Batista terminou a sua intervenção realçando a importância do trabalho em rede e a forte união de todos os agentes económicos do concelho.

Esta iniciativa da autarquia com o BICMINHO é apenas uma das ações fruto da relação institucional entre as entidades que agendaram já para o final deste mês a realização de um seminário internacional em Melgaço: Projeto LANPYMEXPORT, Indústria Agroalimentar- Desafios e Soluções para o Financiamento e Internacionalização.