Gerês acolheu atividade “Dias viver a Água”

Inserido no projeto “AQUA Cávado: o rio que nos une”

Terras de Bouro | Inserido no projeto “AQUA Cávado: o rio que nos une”, a atividade “Dias viver a Água” é uma atividade quem tem como objetivo proporcionar experiências e transmitir conhecimento sobre diversas temáticas relacionadas com o recurso “Água”, junto da comunidade escolar do Cávado, proporcionando a oportunidade de contacto com espaços privilegiados do território nas suas várias vertentes.

Esta atividade desenvolve-se em duas opções de itinerário no território, o percurso litoral e o percurso de montanha. Este ano, na sua IX edição, o Percurso Montanha foi desdobrado em duas alternativas em que os agrupamentos escolares puderam começar por visitar as Termas do Gerês (Buvete) e o Parque Tude de Sousa, sendo que o Município de Terras de Bouro, representado na atividade pela vereadora, Ana Genoveva Araújo, recebeu este ano, entre os dias 20 de abril e 21 de junho os alunos dos agrupamentos de escolas de Esposende, Barcelos e Vila Verde. Nesta visita o Município tem como parceiro as Termas do Gerês, que disponibilizam uma técnica que fez uma breve apresentação da origem e história das Termas do Gerês, as suas características e propriedades medicinais e a forma como se processam os tratamentos dos aquistas.

De seguida os alunos foram também convidados a usufruir de um passeio dentro do Parque das Termas, onde puderam observar alguns exemplares da flora existente no Parque Nacional e realizaram um picnic num ambiente relaxado e de partilha entre colegas.

O projeto “AQUA Cávado: o rio que nos une” é um projeto intermunicipal de educação e sensibilização ambiental, que decorre anualmente entre o dia 22 de março, dia Mundial da Água e dia Nacional da Água – 1 de outubro, completando no ano de 2023 a 9.ª edição, com enfoque nos vários recursos e temáticas associados aos rios Cávado e Homem e ao seu território como um contributo de ações concertadas inter(municipais) para a sustentabilidade e cumprimento dos ODS. A concretização desta atividade resulta da parceria colaborativa entre várias entidades do território, que em articulação com a CIM Cávado e apoio dos Municípios da NUT III Cávado proporcionam anualmente três escolas por concelho a experiência.