Barragem do Alto Lindoso em Ponte da Barca volta a produzir eletricidade

Por estar a 70% da sua capacidade de armazenagem

Ponte da Barca | A produção de eletricidade na barragem do Alto Lindoso, Ponte da Barca, suspensa desde outubro, foi retomada dia 12, por estar “a 70% da sua capacidade de armazenagem” e face à previsão de precipitação nos próximos tempos.

No dia 01 de outubro, a APA suspendeu, temporariamente, a produção hidroelétrica em 15 barragens, entre elas a do Alto Lindoso e Touvedo, no concelho de Ponte da Barca, até que serem alcançadas as cotas mínimas da sua capacidade útil.

Segundo o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, “A informação que temos é a de que a barragem do Alto Lindoso está a cerca de 70% da sua capacidade de armazenamento de água. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu autorização para o arranque da produção de energia na última sexta-feira que a EDP iniciou, no dia seguinte”.

Contudo, Augusto Marinho afirmou que há muitos resíduos e matéria orgânica na água, consequência dos fogos florestais. Acrescentou ainda que estas chuvas, com a força com que vieram dificultam a sua penetração nos solos. Isso verifica-se nas linhas de água que temos na zona das albufeiras, mais concretamente na barragem de Touvedo, mas também noutros locais onde tivemos fogos florestais e que levou à intervenção da proteção civil. A quantidade de água que tem caído é muita e a capacidade de retenção dos terrenos é muito reduzida.

O autarca alertou para a necessidade de uma intervenção mais rápida e mais acentuada”, logo após os fogos florestais e refere que “Se não houver celeridade na intervenção após os fogos florestais poderemos ter problemas mais sérios, como derrocadas ou outros efeitos, como os que já estamos a sentir ao nível das linhas de água”.

A albufeira da barragem hidroelétrica do Alto Lindoso situa-se no rio Lima, entre as freguesias de Lindoso e Soajo (concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, respetivamente), dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).